‘Mostra Cinema e Direitos Humanos’ começa nesta terça

Imagem: divulgação

A 8ª ‘Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul: poética e cidadania sobre película’ será iniciada nesta terça-feira, 17, às 19h, no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju. O evento, criado em 2006 em alusão ao aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, segue até o dia 22 de dezembro, com a exibição gratuita de 38 filmes.

De acordo com o coordenador da Mostra na capital sergipana, Mário Eugênio, esta é a terceira vez que o Estado de Sergipe sedia o evento, que tem como objetivo promover a acessibilidade e o despertar consciente da população, no que diz respeito à garantia dos direitos humanos.

“Grandes atrativos deverão contemplar o público que estará presente não só em Aracaju, mas no município de Lagarto, como forma de expandir as atividades da mostra. Representantes da sociedade civil, especialmente, deficientes auditivos e visuais, entre outros grupos, deverão participar das atividades”, declarou Mário Eugênio.

Os filmes a serem exibidos compreendem as categorias mostra competitiva de longas, médias e curtas. Na oportunidade, as platéias poderão eleger as melhores produções através de uma votação.

Audiodescrição

“Um destaque especial para a veiculação de um filme sergipano e para as duas sessões de audiodescrição promovidas nesta quarta-feira, 19. Para essas sessões serão disponibilizados fones de ouvido, a fim de que os deficientes visuais obtenham, ao máximo, a descrição das cenas”, ressaltou o coordenador.

Outros telespectadores poderão apoiar a ação de acessibilidade que marcará as sessões de audiodescrição, ao adquirir bandanas e fones de ouvido para que compreendam as limitações enfrentadas pelos deficientes visuais e auditivos.

A 8ª MCDH na América do Sul ainda disponibiliza material gráfico, tendo toda a filmografia exibida com closed caption (sistema permite que legendas informem não apenas o que é dito, mas também todos os sons que fazem parte da cena) para pessoas com deficiência auditiva.

Promoção

A ‘8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul’ é uma produção da Universidade Federal Fluminense (UFF), e é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

Em Sergipe, o lançamento acontece, mediante parceria entre a coordenação local da Mostra e a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania (Sedhuc). Em Lagarto, o evento está sendo coordenado pela Companhia Cobras e Lagartos.

Confira a programação completa:
Terça-feira (17)
19h – abertura
A onda traz, o vento leva (28’) – Uma história de amor e fúria (75’)

Quarta-feira (18)
14h – Codinome Beija-Flor (16’) – Repare bem (95’)
16h – O prisioneiro (24’) – Ilegal.co (70’)
18h – Kene Yuxi, as voltas do Kene (48’)
20h – Conterrâneos velhos de guerra (153’)

Quinta-feira (19)
9h – As hipermulheres (80’)
11h – Brasília segundo Feldman (22’) – O país de São Saruê (80’)
13h – Caixa d´água: Qui-lombo é esse? (25’) – Doméstica (75’)
15h – Transformer AK-47s into gruitars (5’) – Colombia: Wayuu “Gold” (9’) – Argentina: Dreaming of a clean river (6’) – Los descendientes del jaguar (29’) – Paredes invisíveis: Hanseníase região Norte (37’)

Sexta-feira (20)
14h – Malunguinho (15’) – Paralelo 10 (87’)
16h – Silêncio (12’) – Sibila (95’)
18h – Leve-me pra sair (19’) – Kátia (74’)
20h – Quando a casa é a rua (35’) – Em busca de um lugar comum (80’)

Sábado (21)
9h – Bicicletas de Nhanderu (48’) – PI’ÕNHITSI – Mulheres xavantes sem nome (54’)
11h – Os dias com ele (107’)
13h – Acalanto (23’) – As Iracemas (84’)
15h – O evangelho segundo Teotônio (85’)

Domingo (22)
9h – Barra 68 – Sem perder a ternura (82’)
11h – Maio, nosso maio (12’) – Insurgentes (83’)
13h – Carga viva (18’) – A cidade é uma só (73’)
15h – Caíto (70’)

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais