A Escola Superior de Magistratura de Sergipe (ESMESE) e o Memorial do Judiciário comemoram o sesquicentenário do jurista sergipano Gumersindo de Araújo Bessa. Para homenagear o jurista acontece no período de 12 a 27 de novembro a mostra Les novembres de Bessa que retratará a vida e obra do ilustre sergipano.
A exposição tem início na próxima quinta-feira, dia 12 de novembro, a partir das 19 horas no prédio do Memorial do Judiciário. Além da presença Ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar, a programação conta com a apresentação da Lira Carlos Gomes, do município de Estância (cidade natal de Gumersindo Bessa). A solenidade de abertura será marcada pela palestra “Questão Acre”, que será proferida pelo Ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar.
História
Gumersindo de Araújo Bessa nasceu a 02 de janeiro de 1859, no município de Estância e faleceu a 24 de agosto de 1903, na cidade de Nossa Senhora do Socorro, Sergipe. Concluído seus estudos iniciais, matricula-se no Seminário Arquiepiscopal da Bahia, contudo abandona a carreira canônica para abraçar, segundo Armindo Guaraná, uma que “harmonizasse as tendências naturais do seu espírito”: o Direito. Assim, Bessa ingressou na Faculdade de Direito do Recife, recebendo o título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, em 02 de outubro de 1885. Ainda estudante, já demonstrava o brilhantismo que permeou toda a sua vida pública.
No mesmo ano em que se bacharelou, Gumersindo Bessa foi nomeado Promotor Público da comarca de São Cristóvão-SE, chegando aos cargos de Juiz de Casamento, (Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado em 1891)
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B