|
Nitinho: "Ainda não podemos adiantar as áreas em estudo" (Fotos: Portal Infonet) |
O secretário Especial de Cultura do Município de Aracaju, Josenito Vitales pretende apresentar à sociedade sergipana, um projeto turístico voltado para o período do Pré-Caju, inclusive com a possibilidade de mudança do local de realização do evento, da Av. Beira Mar para outro local. Apesar de o secretário garantir que ainda não existe uma nova área, há informações na cidade de que seria no bairro Coroa do Meio. Após pesquisa, a Acese está propondo a redução nos dias da prévia carnavalesca.
“Nós estamos realizando um estudo na Secretaria Especial de Cultura para a elaboração de um grande projeto que será devidamente discutido com a Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), que já comunga com a possibilidade de mudança de local, pois apesar de ser uma minoria que luta contra a permanência da festa na Av. Beira Mar, as opiniões precisam ser respeitadas”, destaca.
|
José Firmo preocupado com transtornos |
Nitinho disse ainda que o projeto será encaminhado ao prefeito João Alves Filho. “Após concluirmos o projeto, iremos entregar o documento ao prefeito João Alves Filho para que ele analise. Tão logo tenhamos o aval do prefeito, estaremos apresentando à sociedade sergipana. A previsão é de que essa apresentação seja feita em agosto visando acabar com essa celeuma. É um projeto que vai trazer grandes mudanças para a cultura e o turismo da nossa cidade, mas que precisa do aval do prefeito”, reafirma o secretário.
Há informações de que a pretensão é de que a área em que estão instaladas as barracas de fogos da Coroa do Meio possa ser transformada em um espaço multieventos. “Estamos estudando áreas propícias para a realização da prévia carnavalesca, mas ainda não podemos adiantar que áreas são essas”, ressalta.
![]() |
Lourival, presidente da ASBT |
A mudança no local do Pré-Caju vem sendo defendida pelo Fórum em Defesa da Grande Aracaju, que vem realizando várias atos na Av. Beira Mar e na Câmara Municipal de Aracaju. "O Pré-Caju pode ser melhor e mais seguro se for realizado em outro local que cause menor transtorno para a maioria da população, principalmente para a mobilidade urbana e para a acessibilidade, além da perturbação do sossego dos que moram nas proximidades do percurso do festejo", enfatizou recentemente, o integrante do Fórum, José Firmo.
Em entrevista recente ao Portal Infonet, o presidente da ASBT, Lourival Oliveira disse que "se o Fórum tem algum outro lugar que a gente possa fazer o Pré-Caju, nós estamos dispostos a discutir, estamos prontos para discutir essa questão da mobilidade urbana e se tiver outra alternativa ou algum outro lugar".
Acese
|
Alexandre porto, presidente da Acese |
A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) realizou recentemente por meio da empresa W1emcampo, uma pesquisa junto aos associados, comerciantes e empresários cujos estabelecimentos estão localizados no entorno do espaço aonde é realizada a prévia carnavalesca.
A pesquisa aconteceu no período de 1º a 20 de abril de 2013 junto a 286 pessoas [micro, pequenos e grandes empresários] dos bairros Treze de Julho, Luzia, Coroa do Meio, Grageru, Jardins e Ponto Novo.
De acordo com informações da Acese, “os dados apontam que 39,6% dos estabelecimentos avaliados se queixam de transtornos causados pelo evento quer seja de forma direta (22,8%) ou indireta (13,8%) mesmo sendo visto como boa oportunidade de negócios (33,2%) ou de lazer (30,2%). Os transtornos mais evidentes são aos estabelecimentos do segmento de comércio varejista, como diminuição nas vendas, transtornos no trânsito e na mobilidade urbana, fechamento de forma antecipada de ruas e estabelecimentos, período prolongado e aumento da violência urbana”.
A pesquisa da Acese também destaca pontos positivos com a realização do Pré-Caju, a exemplo do “aumento do número de turistas na cidade; geração de emprego e renda principalmente na atividade informal (comércio ambulante); maior fluxo de pessoas (clientes potenciais); aumento no volume das prestações de serviços; maior taxa de ocupação nos hotéis; melhor volume de vendas de determinados produtos.
“A Acese sugere algumas mudanças. O resultado da pesquisa serviu pra trazer melhorias para o evento. Entre as nossas propostas estão à redução da quantidade de dias da festa, reduzir um dia já ameniza o prejuízo e os contratempos na área. O ponto facultativo é algo que também não apoiamos, além do fechamento das ruas com manilhas”, enfatiza o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, Alexandre Porto.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B