“Mulheres, Museus e Memória” é o tema da ‘5ª Primavera dos Museus’

Com o intuito de sensibilizar a comunidade para o debate sobre os assuntos da atualidade, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza todo ano no mês de setembro a ‘Primavera dos Museus’. Este ano o tema será ‘Mulheres, Museus e Memórias’ e em Sergipe a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) preparou uma programação especial visando não só homenagear célebres mulheres sergipanas, como, também, aproximar toda a comunidade das unidades museais.

Em sua quinta edição, a ‘Primavera dos Museus’ engloba uma programação nacional com oficinas, teatro, exposições, debates, dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes, que será realizada no período de 19 a 25 de setembro. Segundo o Ministério da Cultura (MinC) nas quatro edições anteriores, a ‘Primavera nos Museus’ ofereceu mais de três mil ações organizadas por museus e instituições culturais de todo o país.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a temática deste ano é de extrema relevância para a valorização da identidade da mulher sergipana. “Durante um grande período, a mulher foi excluída da sociedade e até mesmo da história. Por isso é de suma importância destacá-las no cenário sergipano. Pensando nisso, em nossa programação, fizemos uma pesquisa para que através de nossa história local pudéssemos dar ênfase a essas mulheres”, explanou gestora.

Museu do Homem Sergipano

Segundo a coordenadora de Museus da Secult, Sayonara Viana, as unidades museais gerenciadas pelo órgão receberão a programação, que foi pensada de acordo com a comunidade. “Nossa proposta é a busca dentro da história de Laranjeiras e São Cristóvão de mulheres que tenham desenvolvido um trabalho dentro da comunidade. Por isso, Vesta Viana e Lívia Borges são alguns dos nomes que fazem parte da nossa programação”, destacou Sayonara.

Ainda segundo a coordenadora, o acesso a todas as atividades será gratuito e sem inscrições prévias. Em Sergipe, a ‘Primavera dos Museus’ terá início no dia 21 de setembro em Laranjeiras com a exposição ‘Fragmentos de uma vida’ e terá término no dia 23, na Casa João Ribeiro com a apresentação do grupo Caixa Cênica.

Sobre o 'Primavera dos Museus'

Sempre realizada no início da primavera, a ‘Primavera dos Museus’ visa sensibilizar os museus e a comunidade para a discussão sobre assuntos atuais. Por isso, a cada ano é escolhido um tema para fomento de debates entre os participantes. Os temas das quatro edições anteriores foram ‘Meio Ambiente’, ‘Memória e Vida’; ‘Museus e o Diálogo Intercultural; Museus e Direitos Humanos’ e ‘Museus e Redes Sociais’.

Confira a programação completa:

Dia: 22/09
Local: Museu Histórico de Sergipe
Abertura da Exposição: ‘As Memórias de Vesta’
Manhã – 11h.
Curadoria: Verônica Nunes
A exposição contará com obras da artista plástica Vesta Viana e objetos pessoais como cartas e livros que revelam a amizade entre a artista e Jorge Amado.

Dia: 21/09
Local: Museu de Arte Sacra de Laranjeiras
Horário: 10h
Abertura da exposição: Fragmentos de uma vida – Objetos memoráveis de Zizinha Guimarães
Palestra com Lívia Borges

Dia 23/09
Local: Casa de Cultura João Ribeiro
Horário: 17h
Pela Janela: Grupo Caixa Cênica
Resumo: Livre adaptação da obra de Tennessee Williams ‘Fala comigo doce como a chuva’ – que tem como tema central a solidão.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais