Museu da Gente Sergipana homenageia Zé Peixe

Imagens homenageiam prático Zé Peixe (Foto: Secult)

A inusitada e histórica trajetória de Zé Peixe, o condutor de embarcações que entravam e saíam de Aracaju pelo Rio Sergipe, foi lembrada pelos que compareceram ao Museu da Gente Sergipana (MGS) na noite da quarta-feira, 25. Na ocasião, todos puderam apreciar a abertura da mostra 'Zé Peixe, além das águas' e a obra de arte esculpida em tamanho natural, do sergipano batizado como José Martins Ribeiro Nunes.

Conduzindo a cerimônia de inauguração da escultura, o governador em exercício, Jackson Barreto, homenageou o personagem conhecido internacionalmente pela maestria nas conduções que se propunha a realizar. Além disso, destacou a importância de resgatar a memória de uma figura emblemática que simboliza a natureza do povo sergipano.

“Os magníficos feitos de Zé Peixe, falecido em abril do ano passado, aos 85 anos, serão ainda mais notórios a partir dessa iniciativa tão bem concretizada no MGS, localizado a 200 metros de sua antiga residência e em frente ao rio onde desenvolvia suas belas e precisas atividades”, ressaltou Jackson.

Também satisfeita com o resultado da cerimônia marcada pelo reconhecimento do potencial de um homem que se fez ícone da sociedade sergipana, a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, prestou sua homenagem.

“Acredito que o Museu da Gente Sergipana se firmou ainda mais como espaço de justo reconhecimento. Aqui, é possível associar a história de um homem simples e ao mesmo tempo ilustre, com a da cultura da nossa gente, o que torna Zé Peixe um personagem imortalizado da vida aracajuana”, destacou Eloisa.

A inserção mais significativa da trajetória de Zé Peixe no acervo do MGS causou fortes emoções na irmã do personagem, cuja personalidade se faz marcante na história de Sergipe.

“Não conheço outro cidadão sergipano que tenha elevado sobremaneira o nome do Estado no exterior. Hoje, eu e demais membros da família ‘Peixe’ estamos testemunhando o reconhecimento do povo e das autoridades aqui presentes, da valiosa contribuição deixada pelo nosso querido condutor de embarcações”, declarou emocionada Rita Ribeiro Nunes Shunk, também conhecida como Rita Peixe.

Obra e outros eventos

Denominada de 'O Prático', a obra inaugurada na abertura da mostra foi modelada em concreto armado pelo artista visual Elias Santos. Com 1,70x1m, ela fará parte do acervo permanente do MGS, tornando acessível ao público a imagem de um mergulho simbólico no espelho d’água do jardim frontal da unidade.

Outros eventos foram realizados a partir dessa inauguração, entre eles, o lançamento de duas obras de literatura de cordel sobre a vida de Zé Peixe, assinadas por Zé Antônio (O Homem Peixe) e João Firmino Cabral & Ronaldo Dória (Zé Peixe – O Amigo do Mar). A partir daí, estarão em exposição durante a semana os estudos realizados por Elias Santos para a modelagem da escultura e as xilogravuras criadas pelo artista para ilustrar os referidos cordéis, expostos juntamente com poemas de Araripe Coutinho sobre o homenageado.

Para abrilhantar ainda mais a noite de homenagens, o público ainda pôde prestigiar o espetáculo ‘Zé, o menino que queria ser peixe’, da Companhia Teatral Sultífera Navis. A peça infantil ainda fará parte da programação especial do MGS para a Semana da Criança, sendo encenada também nos dias 04, 10 e 11 de outubro, às 15h30, com acesso gratuito.

Já a mostra 'Zé Peixe, além das águas' ficará aberta ao público no espaço expositivo do MGS até o mês de novembro. Os interessados devem se dirigir à unidade cultural, localizada às margens do rio Sergipe, na Avenida Ivo do Prado, 398, no centro histórico de Aracaju.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais