Museu da Gente Sergipana realiza programação especial

(Foto: Janaina Santos)

No próximo dia 29 de julho, quarta-feira, o Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda receberá a visita de 31 jovens da tribo indígena Xokó, localizada na Ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha. Eles são estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dom José Brandão de Castro e integrantes do Núcleo de Educação Indígena da Secretaria de Estado de Educação. A visita é uma atividade complementar da disciplina de Artes, ministrada pelo professor Alexandre Gomes, e desencadeará uma programação especial no museu.

Para o Museu da Gente Sergipana a presença dos jovens indígenas representa um intercâmbio de conhecimentos e mais uma ação de promoção e difusão do patrimônio cultural sergipano, sobretudo o seu legado imaterial e dos grupos e agentes que o mantém vivo, e que nesse dia estará representado pela tribo Xokó, cuja identidade cultural marca a expressividade do povo sergipano. “O nosso objetivo é envolver nesse museu as diferentes culturas e sempre proporcionar a troca de conhecimentos e experiências. Portanto, a vinda dos estudantes da tribo Xokó é mais uma ação do museu no sentido de aproximar, trazer jovens, estudantes, e integrantes de grupos com grande importância cultural para o estado, mas que estão excluídos do acesso à cultura e aos equipamentos culturais. Trazê-los pra cá é fortalecer esse sentimento da cultura dos Xokós e também tentar mostrar para eles aspectos que possam não conhecer sobre a história dos índios em Sergipe e sobre os direitos indígenas”, afirma Marcelo Rangel, diretor de Programas e Projeto do Instituto Banese.

O dia será de amplas atividades e terá início com um café de boas-vindas, prosseguindo com uma visita guiada pelo Museu da Gente, às 10h, com a mediação da equipe de ação educativa do museu. Em seguida, no auditório, haverá uma roda de conversa sobre história e direitos indígenas com a professora e historiadora Josevanda Franco e a antropóloga Christiane Falcão.

No período da tarde, às 14h, no átrio do museu, haverá uma apresentação teatral de estudantes do curso de Teatro da Universidade Federal de Sergipe e integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), orientados pela Profa. Leticia Andrade, que irão apresentar uma esquete seguida de roda de conversa entre atores e os estudantes indígenas. “Esse encontro dos jovens indígenas com acadêmicos de teatro, que prepararam um produto inspirado na tribo Xokó, será uma experiência muito importantes que nós queremos dividir com todo o público, por isso, para que mais pessoas possam conhecer e difundir a grandiosidade da cultura dos grupos indígenas de Sergipe”, conclui Marcelo Rangel.

Fonte: Nucom Instituto

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais