![]() |
Instituto Banese realiza o 'Agosto Mês das Culturas da Gente 2015' (Foto: divulgação) |
A cultura popular é essa mistura de tradições que manifesta com arte e alegria o conhecimento, as crenças e as lendas de um povo. É a dança, a música, o teatro, o artesanato, a brincadeira que no seu jeito tradicional de se expressar ou de forma reinventada transmitem a maneira de ser do sergipano. É justo celebrar essa cultura, que no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda tem espaço garantido em qualquer época do ano, mas que no mês de agosto ganha mais oportunidades de se mostrar, se conectar, e acima de tudo inspirar e orgulhar o sergipano.
Em 22 de agosto comemora-se o Dia do Folclore, uma merecida homenagem à cultura popular brasileira, celebrada no Museu da Gente durante todo o mês com o objetivo de difundir e valorizar as expressões populares tradicionais e suas releituras e reinvenções. É nesse espaço cultural dinâmico que a participação de grupos artísticos e culturais dão chances para o público experimentar e entrar em contato com as culturas da gente sergipana. Desse modo, através de uma vasta programação, que inclui apresentações artísticas, culturais e oficinas, o Instituto Banese, com a promoção do Museu da Gente Sergipana e a parceria do IPHAN, SEBRAE, Palco Music Store e Centro de Aprendizagem Musical (CAM), realiza o Agosto Mês das Culturas da Gente 2015.
"O Agosto Mês das Culturas da Gente é uma programação pensada para que o público experimente as criações artísticas inspiradas nas tradições. O nosso objetivo é que quem visitar o museu nesse agosto se identifique com as manifestações populares que trazem um pouco daquilo que nos faz especiais. É uma programação feita para todos os públicos nesse espaço cultural dinâmico que é o Museu da Gente. Esperamos a criança, o adulto, o sergipano e o turista pra brincar esses dias com a gente", convida o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel.
De 05 a 28 de agosto, o Museu da Gente será palco para muitos talentos sergipanos e ponto de encontro para sergipanos e turistas vivenciarem a cultura e a arte sergipana nas suas mais belas formas de expressão. Além das oficinas lúdicas orientadas pelos educadores do museu, a programação contará com a música expressa através do ritmo da percussão com o Grupo Burundanga Percussivo; a tradição dos tototós retratada na exposição 'Tototó de Sergipe'; o artesanato sergipano exibido na Feirinha da Gente, a brincadeira anunciada pelo Maracatu de Brejão; a sabedoria popular na prosa com os mestres sergipanos; e a arte cênica apresentada pelo Teatro de Bonecos do Mamulengo de Cheiroso e na oficina de fantoche de dedos (dedoches).
Abertura
A abertura da programação será marcada pelo lançamento do CD 'Voz de dentro', do terceto Café Pequeno, grupo instrumental cuja proposta dialoga com a intenção do Museu da Gente de proporcionar a harmonia entre o tradicional e o contemporâneo, mantendo vivas as tradições e acolhendo o novo. E é bem isso que o grupo Café Pequeno faz ao se apropriar da música tradicional sergipana para criar novas e sofisticadas composições. Em 'Voz de dentro', o terceto traz canções autorais e releituras que têm como referência as cores, os ritmos e a poesia do nordeste, em especial de Sergipe. As participações especiais no disco são na verdade homenagens a manifestações, mestres e músicos sergipanos dessa e de gerações passadas, dando voz à cultura sergipana.
O show, que acontecerá no dia 05, às 19h, no auditório do Museu da Gente Sergipana, terá entrada franca, e disponibilizará para venda o CD 'Voz de Dentro'.
Confira a programação completa
Dia 05: Lançamento do CD "Voz de dentro", do grupo instrumental Café Pequeno
Horário: 19h
Local: Auditório do MGS
Dia 11: Abertura da exposição "Tototó de Sergipe"
Horário: 19h
Dia 14: Batuque no Museu, com Grupo Burundanga Percussivo
Horário: 16h
Feirinha da Gente, com artigos tradicionais de Sergipe*
Horário: das 16h às 20h
Local: Estacionamento do MGS
Dia 21: Brincadeira no Museu, com o Maracatu de Brejão (Brejo Grande)
Horário: 15 às 17h
Dia 27: Roda de conversa: dois dedos de prosa com os mestres sergipanos – Homenagem a Maurelina Santos
Horário: das 9h às 11h
Local: Àtrio do MGS
Dia 28: Oficina de fantoches de dedo (dedoches), com a Profa. Letícia Andrade e alunos do PIBID (MEC-Cappes/Teatro-UFS)
Horário: 14 – 16h
Local: Àtrio do MGS
Espetáculo "A Viúva Alucinada", do Grupo Mamulengo de Cheiroso
Horário: 17h
Local: Átrio do MGS
De 11 a 27 de agosto, às terças, quartas e quintas (11h e 15h): Atividades lúdicas com os educadores do Museu da Gente
Com informações do Instituto Banese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B