Museu Histórico celebrará 7° ano da Praça São Francisco

A programação inclui sessão de cinema, exposição de arte

Em celebração ao aniversário de sete anos da Chancela da Praça São Francisco, em São Cristovão, o Museu Histórico de Sergipe, preparou uma programação especial. O espaço, que compõem uma das unidades da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promoverá uma série de atividades culturais entre os dias 1º a 03 de agosto, voltadas para turistas, estudantes e visitantes locais.

Na terça-feira 1º de agosto, dia do aniversário, as atividades iniciaram com a exibição do documentário “A fina malha do tempo”, de Romário Silva, que conta a história do Festival de Arte de São Cristóvão. Em seguida a galeria do Museu lançará a 9º Mostra de Artes Visuais do Centro Acadêmico de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe (CENARTE –UFS), acompanhada da apresentação de uma atração musical com  Dimas Conceição e Thiago Ruas.

Já no dia 02 de agosto, será realizada uma roda de conversa com os alunos da rede pública de ensino, mediada pelo historiador, Thiago Fragata e o diretor de Patrimônio Histórico, artístico e Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Marcos Paulo, que abordará o tema “Praça São Francisco”.  Também voltada para os estudantes, no dia 03 de agosto, às 10h, será apresentada outra sessão de cinema no museu, com o filme “A Orquestra dos Meninos”, de Paulo Tiago.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/SE) e a Prefeitura Municipal de São Cristóvão também promoverão ações internas pela comemoração da Chancela. O dia 1º de agosto marca a data em que a UNESCO reconheceu a Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade, a partir de uma iniciativa do Governo do Estado, com o apoio técnico do Iphan em Sergipe e da prefeitura local.

História

A Praça São Francisco representa o coração da parte alta de São Cristóvão, abrigando as estruturas políticas, judiciais e religiosas do centro da cidade. O espaço foi construído no final do século XVI e início do século XVII e permanece ao longo desses mais de quatrocentos anos uma referencia da história e também da identidade sergipana.

Em 2008, a candidatura da Praça São Francisco como Patrimônio Mundial da Humanidade foi aprovada durante a 32ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizada na cidade de Québec, no Canadá. A chancela do título foi conquistada em agosto de 2010, tornando o espaço o 18º Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil.

Uma comissão gestora é responsável pela manutenção do espaço e sua permanência na lista da Unesco, com base nos critérios de valoração N° II que se refere à questões como: intercâmbio de valores humanos, ao longo do tempo ou dentro de uma área cultural do mundo; e N° IV, visto que se trata de um exemplar excepcional de um tipo de edifício, conjunto arquitetônico ou paisagem que ilustra estágios significativos da história humana.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais