NPD Orlando Vieira integra a mostra For Rainbow

Sede do Núcleo Digital

A Fundação Municipal de Cultura e Turismo, através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, realizou na última quarta-feira, 10, o Mergulho no Cinema da Diversidade Sexual. O NPD contou com a participação de instituições como o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), o Cine Mais Cultura, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas de Sergipe ABD/SE, a Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (ADHONS), a Organização Não Governamental Mexam-SE e a União de Negros Pela Igualdade (Unegro).

Nessa edição, o Mergulho recebeu a transformista Alessandra Ambrózio, que abriu o evento com uma apresentação. Em seguida, teve início a mesa de debate sobre as práticas discriminatórias à homossexualidade, com os convidados André Leite, Secretário geral do Mexam-SE; Marcelo Lima, Presidente da Adhons; Felipe Pedrosa, da ONG Unegro; a vereadora Rosangela Santana e a coordenadora geral do NPD, Graziele Andrade. Para encerrar e complementar os debates da noite, foram exibidos os curtas com temática LGBT.

Mostra Itinerante

A exibição fez parte da Mostra Itinerante For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes, que tem por finalidade levar ao público a produção de cinema e vídeo do país com temática homossexual.

Durante o Mergulho, foram exibidos os curtas do kit For Rainbow, uma maleta de DVDs enviada aos 150 cineclubes que participaram da mostra, além da gravação de um vídeorelatório com imagens do evento.

Discussão

O público, composto em sua maioria por universitários e militantes de ONGs, promoveu um diálogo entusiasmado. Na pauta, a discriminação à homossexualidade, as particularidades da sigla LGBT, os avanços na representação do homossexual na televisão, entre outros. Temas que renderam um debate democrático e acalorado.

André Leite, Secretário Geral do Mexam-SE que esteve na mesa de debate, não escondeu a alegria de participar do Mergulho. "Nós, do Mexam-SE, vemos esta parceria com o NPD como uma oportunidade ímpar para dar visibilidade ao movimento LGBT em Sergipe. Precisamos de espaços como este para discutir e gerar ideias. É, sem dúvida, um momento muito feliz", disse.

Para Marcelo Lima, Presidente da Adhons, o audiovisual cumpre papel fundamental nas discussões sobre homofobia. "A comunicação, o cinema, são linguagens de grande repercussão, atuam como mecanismos de divulgação. Assim, o For Rainbow é uma oportunidade para que o debate sobre a discriminação à homossexualidade seja aprofundado, para que tenhamos um olhar contemporâneo, utilizando o audiovisual como ferramenta", declarou.

Mergulho

O Mergulho no Cinema é uma mostra temática de filmes que existe desde 2009 e acontece à pérgula da piscina do NPD Orlando Vieira. O projeto é, sem dúvida, uma oportunidade para o público se aproximar das produções nacionais, fazer reflexões e trocar experiências.

Fonte: Asscom/Funcaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais