NPD traz a Aracaju o diretor e roteirista Paulo Caldas

NPD traz a Aracaju o diretor e roteirista Paulo Caldas (Foto: Portal Infonet)

Nesta quarta-feira, 10, às 19h, o Centro Cultural de Aracaju será palco de uma homenagem ao filme “Baile Perfumado”, de 1996, considerado marco da “retomada do cinema brasileiro”. Um dos diretores do filme, Paulo Caldas, virá a Aracaju para participar do evento. A iniciativa faz parte do projeto “Papo de Cinema”, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na ocasião, também serão anunciados os selecionados do Prêmio de Roteiro Audiovisual Marcelo Déda e do Edital de Ocupação.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Produções Digitais (NPD), Caroline Westrup, a homenagem é uma iniciativa da Funcaju que reforça o compromisso da Fundação com o audiovisual sergipano. “Vamos trazer Paulo Caldas, que é o grande responsável pelas grandes produções audiovisual do Nordeste, posso afirmar até que do Brasil”, observou.

Para o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, a realização do “Papo de Cinema” é uma parceira que ajudará principalmente a construir ideias para ser executadas.  “A ideia é justamente tentar traçar algumas trajetórias para que possamos resgatar exemplos positivos e trazer para Sergipe. É uma referência que vai contribuir bastante com a nossa equipe do NPD na produção de produtos audiovisual aracajuana”.

Mais informações

“Baile Perfumado” – o filme mostra as aventuras de Benjamin Abraão, imigrante libanês que registrou cenas inéditas de Virgulino Ferreira, o Lampião. Conhecido por sua amizade e fé, Benjamin era amigo do Padre Cícero, a quem tinha um grande apego religioso; as cenas retratam a sua coragem e valentia pelo sertão brasileiro em busca de flagrantes de Lampião, que anos depois seriam vendidas pelo mundo afora. A excelente produção resultou em vários prêmios nacionais, a exemplo do Festival de Brasília em 1996, nas categorias: melhor filme, melhor ator coadjuvante (Aramis Trindade) e melhor cenografia.

Paulo Caldas é diretor e roteirista; trabalha como jurado em festivais e avalia projetos audiovisuais em editais de fomento à cultura; ministra regularmente cursos e consultorias, como na Escuela Internacional de Cine de Cuba, e na Faculdade Gama Filho (RJ) assim como no Instituto Dragão do Mar (CE). Dirigiu o Baile Perfumado em 1996, filme emblemático, marco da “retomada do cinema brasileiro”. Em 2011, no Festival de Taormina (Itália), lança seu quarto longa, País do Desejo. Além de Saudade, Dentre seus próximos projetos estão o filme de ficção O Sertão vai virar Mar e o Mar vai virar Sertão, em pré-produção. Em seguida, SOL- Veredas da Solidão, longa metragem de ficção, em desenvolvimento. Ainda no território da ficção, o diretor adapta Milagrário Pessoal de Agualusa.

Serviço

O quê: Em comemoração aos 21 anos do filme ‘Baile Perfumado’, NPD traz o diretor e roteirista Paulo Caldas a Aracaju
Quando: Nesta quarta-feira, 10
Horário: 19h
Local: Sala de exibição Walmir Almeida, localizada no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega) – Praça General Valadão, Centro de Aracaju
Contato: Dilson Ramos (Ascom/Funcaju) – 9 8103 8876

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais