NPD vai retomar projeto “Paralela Infantil”

0

Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (Foto: Divulgação)

A partir do mês de agosto, o ‘Paralela Infantil' irá retornar com suas atividades. O projeto, iniciado em outubro de 2009, é realizado pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), em parceira com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). O objetivo é estimular o interesse de crianças por filmes educativos, disseminar a linguagem do cinema e valorizar a cultura nacional.

O público-alvo são os alunos da 1ª série do ensino fundamental da rede municipal e crianças inseridas em projetos sociais. Na sala de projeção do NPD, a pretensão é que sejam exibidos três curtas-metragens nacionais com enfoque na temática infanto-juvenil. O primeiro é o filme ‘O Moleque', produzido em São Paulo, que apresenta um contexto das religiões afro-descendentes; o segundo filme é o ‘Dona Carmela', com a participação do ator sergipano Orlando Vieira, que discute a questão do respeito ao idoso; já o terceiro filme é o curta de animação ‘Pajerama', realizado em São Paulo, que aborda a importância da preservação ao meio ambiente.

Segundo a coordenadora geral do NPDOV, Graziele Ferreira, a volta do ‘Paralela Infantil' reforça a importância da formação de novos públicos no cenário audiovisual. "A criação de uma platéia crítica e capaz de identificar elementos da cultura nacional é de extrema importância. Nesse sentido, o NPD atua com a exibição de filmes voltados para as crianças, a partir de uma perspectiva pedagógica, criando uma espécie de cineclube para platéias infanto-juvenis. Outro elemento importante é o fomento para as produções nacionais e, acima de tudo, sergipanas", diz.

Relevância

A solicitação para a retomada do ‘Paralela Infantil' recebe o apoio do secretário municipal de educação, Antônio Bitencourt, e da vereadora Rosângela Santana, representante da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Esportes e Assistência Social da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Ambos estiveram reunidos com a coordenadora do NPD, Graziele Ferreira, na sede da Semed, para discutir os encaminhamentos da efetiva implementação do projeto.

Para Rosângela Santana, a possibilidade de inserir crianças e adolescentes em projetos de fomento à cultura e educação merecem ser valorizados e estimulados continuamente. "O contato com elementos da cultura nacional e sergipana ajuda na formação de jovens mais críticos e antenados com a realidade. Com certeza, o projeto proporciona um salto qualitativo na formação cultural e educacional desse público e, por isso, ele deve ser fortalecido e promovido mais vezes", afirma a vereadora.

Concepção

O ‘Paralela Infantil' é um projeto piloto inspirado no evento ‘Mostra Temática', instituído em 2008 para o público adulto do NPD. De outubro de 2009 a novembro de 2010, o projeto esteve em pleno funcionamento e conseguiu reunir cerca de 800 alunos. O seu formato foi planejado para que as crianças tenham a oportunidade de fazer perguntas, saber mais sobre o trabalho dos diretores e entender como funciona o mundo do cinema e da animação.

Fonte: Funcaju

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais