Npdov contribui para capacitação de sergipanos

 
Minc e Npdov contribuem para capacitação de produtores sergipanos (Foto: Funcaju)

Diversos profissionais do audiovisual estão sendo beneficiados com oficinas de formatação de projetos, que em Aracaju estão sendo oferecidas pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).  A ação está integrada ao Brasil de Todas as Telas, programa governamental que visa transformar o País em um centro relevante de programação e produção audiovisual.

O projeto, realizado em diversas capitais brasileiras, investe no aprimoramento, atualização e ampliação do conhecimento para aproximar os produtores dos mecanismos do FSA.  “A intenção do curso é desmistificar o que é o edital e é uma oportunidade para a região. Tenho certeza que as informações são interessantes não só para o edital, mas para a formação profissional do setor”, explica a produtora executiva Mariana Brasil, professora da modalidade ficção.

De acordo com o estudante de audiovisual João Guilherme, as oficinas são formas de fomentar e fortalecer o audiovisual e almeja com os novos conhecimentos adquiridos ter mais chances com seu projeto.  “Eu vi uma oportunidade excelente e me inscrevi. O Governo Federal deve sempre tentar investir, principalmente na capacitação, pois abre espaços para novos projetos”, afirma.

Aos 61 anos, a analista de sistemas e roteirista Cristina Landahl resolveu participar do curso para levar adiante uma homenagem a sua mãe, a escritora Cristina Cabral. “Ela deixou um acervo de umas duzentas histórias infantis, no mínimo. Temos o projeto de transformar em animação”, conta. Ela conta ainda que considera a arte nordestina extremamente rica, mas que em geral as pessoas acham que é muito difícil alcançar os editais. “Com esses cursos, criamos coragem para correr atrás. É só questão de se organizar que a gente consegue”, fala.

Para o produtor e animador Márcio Moraes, professor da modalidade animação, os oficinas não podem ser pontuais. “Há uma necessidade de se fazer esse tipo de ações além dos editais, porque a formação dos produtores é constante enquanto não ganharmos maior volume profissional”, afirma. Sobre os projetos dos alunos, Moraes conta que em geral achou excelente e que estão dentro daquilo que pede o edital. “Percebi iniciativas com tendência de uma pegada regional e eu acho ótimo, pois é exatamente a proposta que o edital tem. Espero ver no mínimo dois projetos de Sergipe aprovados”, conclui.

As oficinas

O projeto das oficinas foi criado mediante uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e as Unidades Técnicas de Gerenciamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav). As ‘Oficinas de Capacitação de Projetos Audiovisuais’ surgiram da necessidade de aproximar e capacitar os produtores, uma vez que a Ancine lançou cinco chamadas públicas regionais da linha de produção de conteúdos destinados às TVs públicas.

A iniciativa prevê equalizar as oportunidades mediante os editais nacionais, visto que serão aplicados R$ 60 milhões do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) em editais nas cinco regiões do País. Os investimentos fomentarão a produção de 103 obras audiovisuais brasileiras independentes, que corresponderão a 260 horas de programação.

Fonte: Funcaju

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais