NPDOV promove oficinas de projetos audiovisuais

NPDOV promove segunda etapa de oficinas de projetos audiovisuais (Foto:Ascom/Funcaju)

Novas vagas para as oficinas de fomentação de projetos audiovisuais estão sendo ofertadas pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) nas modalidades ficção e animação. As inscrições estarão abertas até o preenchimento das 60 vagas. O curso, que é gratuito e têm duração de três dias, tem como objetivo qualificar projetos locais para participação em editais nacionais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), na linha de produção independente para as TVs públicas.

Para se inscrever, o proponente deve preencher o formulário e enviá-lo na forma indicada. O interessado deverá apresentar proposta de projeto para a categoria da oficina que pretende cursar, contendo nome, formato, uma pequena sinopse e o estágio do projeto.

A atividade integra as ações do Brasil de Todas as Telas, programa governamental da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), que visa transformar o País em um centro relevante de programação e produção audiovisual. "O programa através de suas várias linhas de financiamento é uma grande iniciativa para contribuir com a diversidade do conteúdo do audiovisual brasileiro, ao mesmo tempo em que fomenta a produção regionalizada e independente", explica Rosângela Rocha, coordenadora do Npdov.

Os investimentos fomentarão a produção de 103 obras audiovisuais brasileiras independentes, que corresponderão a 260 horas de programação, com o objetivo de qualificar a programação de 33 TVs educativas e culturais e de mais de 100 canais de TVs comunitárias e universitárias, de todo o País. No total, vão ser R$ 60 milhões oriundos do Fundo Setorial do Audiovisual, distribuídos pelas cinco regiões do País.

A coordenação espera que ao final das oficinas, os inscritos possam compreender o contexto no qual estão inseridos nacionalmente, para ter maiores chances de disputar os editais. "Para se ter acesso às linhas disponibilizadas pelo Fundo Setorial Audiovisual é necessário conhecimento – tanto dos meandros de cada edital quanto da formatação de projetos para apresentação. Por isso, iniciativas como essa contribuem com a maior qualificação do produtor independente local. Por isso somos parceiros e acreditamos no potencial da formação como alavanca para a equidade e oportunidade de participação", afirma.

As oficinas, que estão sendo realizadas no Centro Cultural de Aracaju, foram divididas em três modalidades: documentário, ficção e animação. A primeira modalidade foi promovida pelo núcleo no último dia, 16, ministrada pela publicitária e produtora executiva de cinema de Recife, Nara Aragão.

A iniciativa é da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e Prodav. Em Aracaju, contam com o apoio local do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira e da Casa Curta-SE.

Confira a programação:

Ficção com Mariana de Oliveira Brasil (SP) de 30/01/2015 a 01/02/2015

Dia 30, das 09h às 13h

Dias 31/01 e 01/02, das 09 às 18h

Animação com Márcio Duro Moraes (DF) de 30/01/2015 a 01/02/2015

Dia 30, das 09h às 13h

Dias 31/01 e 01/02, das 09 às 18h

Fonte: AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais