
Bonecos de pau – a felicidade de Véio, esse é o título do livro recém lançado em parceria com a renomada editora Martins Fontes, sobre a história de vida do artista sergipano Cícero Alves dos Santos, o Véio. A obra é biográfica e ficcional, produzida pelas filhas de Véio, Júlia Katiene e Katiuscia Santos, em que elas contam a história de vida do artista numa linha do tempo que vai desde o início de suas produções em cera de abelha até os dias atuais.
No livro, para cada passagem do tempo Véio criou uma obra, totalizando em 30 obras inéditas.
De acordo com uma das autoras e filha do artista, Bonecos de pau não fala apenas do artista e de arte, fala de resiliência , limites, aridez ( humana), loucura e velhice. “A nossa ideia foi prestar uma homenagem à painho em vida, bem como trazer ao público a sua história de vida sob a nossa ótica. O público leitor irá se deparar com a arte rasgando e poetizando tudo o que é doloroso, e muito mais”, disse Júlia Katiene.
Bonecos de Pau teve o seu lançamento realizado na noite de ontem, dia 30 de outubro, no Museu da Gente Sergipana, para um público restrito. Porém, a obra já está disponível para a venda através da editora Martins Fontes e conta também com uma versão em inglês para o público internacional que acompanha e prestigia o sergipano mundo afora. “Antes do artista, apesar de ter começado muito novo, tem um ser humano por trás, e quando esse ser humano virou homem mesmo, veio uma família por trás, então nós quisemos trazer a beleza da arte, mas também com a aridez da luta, porque esse conjunto forma algo completo. Era um desejo nosso, como se faltasse nos livros biográficos que já foram escritos, então nós fizemos uma biografia romanciada”, destacou Katiuscia Pereira.
O homenageado da obra também colaborou com ela e sentiu-se honrado e emocionado com a versão sobre ele contada por suas filhas. “Esse foi um trabalho em equipe, mas partiu delas. E hoje, estou muito feliz, cercado pelas pessoas que eu gosto e que valorizam meu trabalho, família, amigos, colecionadores, e feliz também em ver as minhas obras, que estão aqui expostas no Museu, que foram feitas a partir da produção do livro, em uma exposição tão bonita”, celebrou Véio.
O livro está disponível para venda na editora Martins Fontes e a exposição “Bonecos de pau, a Felicidade de Véio”, está sendo exibida no Museu da Gente Sergipana, de terça a domingo, das 10h às 15h, até o dia 23 de novembro.
Fonte: Assessoria de Imprensa
