Maria Cristina Gama: poesia além da linguagem (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A Biblioteca Clodomir Silva, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), fará uma homenagem à escritora e poeta sergipana Maria Cristina Gama. Nesta segunda-feira, 9, a biblioteca promoverá o “Sarau para Cristina”, evento que também integra parte da programação relativa às comemorações alusivas ao 160º aniversário de Aracaju e referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo, 8 de março.
Durante o evento, será destacado o acervo pessoal da escritora, com aproximadamente 1.200 mil obras literárias, doado àquela biblioteca pela jornalista Ilma Fontes, que cuida dos bens culturais da escritora. Autora de quatro obras literária publicadas [A Próxima Índia – 1998; O Peixe Práxis – 2000; O Anjo Sujo e O Violino Cerebrino – 2004], Maria Cristina Gama sempre se destacou pela irreverência e forte personalidade revelada em seus escritos, por “pensar a poesia com a reflexão que vai além da linguagem para ser instrumento que a arte põe ao dispor do diálogo cultural dos povos”, conforme destacou o historiador Luiz Antonio Barreto, já falecido.
Maria Cristina Gama morreu no dia 5 de outubro de 2010 em Aracaju. Alguns poemas da escritora sergipana ganharam sonoridade musical em composições da médica Joésia Ramos, que também se destaca como musicista. O Sarau será aberto ao público com início previsto para às 19h, na Biblioteca Clodomir Silva, localizada na rua Santa Catarina 314, no bairro Siqueira Campos. Maiores informações poderão ser obtidas por telefone (79) 3179-3742.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B