Obras de Adilson Santos ficam em exposição até novembro

Exposição foi aberta ao público (Fotos: Portal Infonet)

A Sociedade Semear recebe até o dia 20 de novembro, a  exposição “O olhar – pinturas de Adilson Santos". Na noite da última quinta-feira, 20, o público pode prestigiar a abertura da mostra, que é inédita e composta de 40 quadros em óleo sobre tela que demonstram a maturidade e a versatilidade que o artista baiano adquiriu ao longo da sua carreira.

Quem observa os quadros da exposição 'O olhar', logo percebe algo muito comum na maioria dos quadros: mulheres. E em cada quadro, alguma situação diferente, ora uma mulher que acalenta uma borboleta ou outros insetos, ora ouvindo música e, até se maquiando. Mario Brito, curador da exposição, explica que esse foi o foco do artista para esta ocasião. "O ponto de construção de toda essa exposição é o olhar feminino. É a mulher no seu cotidiano, no seu dia-a-dia, na sua intimidade, lendo, se maquiando, escutando música", explica.

Mario: ponto de construção é o olhar feminino

De acordo com a outra curadora, lrene Santino, as obras de Adilson Santos que estão em exposição trazem traços renascentistas, modelo de pintura surgido na Itália no século XV. Dentre as características, as técnicas estilísticas e estéticas distintas têm muito mais influência da individualidade do autor. “Falar do trabalho de Adilson é muito fácil. Não canso de apreciar e contemplar as obras porque faz bem ao coração e a alma”, diz. Irene conta também que o estilo de pintura de Adilson evidencia muitas particularidades, como o gosto pela pintura de ovos, por exemplo. “Quando analisamos a obra de arte do Adilson, por exemplo, sejam críticos ou outros, costumam contestar o porque ele pinta muitos ovos. Ele diz que adora o formato do ovo”, ri. “Costumo dizer que o Adilson tem o tipo de pincel perfeito. E ele é o tipo de artista que não usa as tintas do jeito que são compradas, mas sempre procura dar um tom dele na cor”, completa. 

Irene diz apreciar obra de Adilson Santos

Mario Brito acrescenta ainda que não existe um público específico para este tipo de obra, já que os traços da pintura levam aos espectadores uma viagem a intenção do artista, neste caso, retratando a figura feminina. "As telas inserem o visitante na trajetória artística do pintor e evidenciam uma característica peculiar de sua obra que é a figura feminina retratada em momentos do cotidiano da mulher. Em todas as pinturas, a mesma delicadeza e profusão de detalhes e matizes, em todas o olhar enigmático que conduz o espectador à reflexões múltiplas: o olhar infantil, olhar virgem, olhar espontâneo, olhar sedutor", revela.

A exposição poderá ser visitada até 20 de novembro, de segunda a sexta, das 09h às 18h, com entrada franca e classificação livre. A Sociedade Semear está localizada na Rua Vila Cristina.

Obras podem ser visitadas até o dia 20 de novembro

Por ícaro Novaes e Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais