É preciso cuidado na hora de comprar óculos de sol |
Mais do que um acessório, o óculos de sol é um item indispensável para a proteção dos olhos. O que muita gente não sabe é que usar lentes que não oferecem 100% de proteção contra raios UV pode causar danos significativos à visão. Na hora de escolher o modelo, certificar-se da qualidade do produto é fundamental.
A oftalmologista Lusa Reis explica como a lente sem proteção traz sérios problemas à visão. “Essas lentes geralmente têm uma coloração mais escurecida e por reflexo, a pupila tende a ficar mais delatada no escuro. Se coloco um óculos sem proteção, minha pupila fica mais dilatada e sensível a recebe os raios ultravioletas que não estão sendo filtrados. Isso prejudica os nossos olhos muito mais do que não estivéssemos usando o óculos”, alerta.
Os primeiros sintomas de quem teve a visão prejudicada pelo uso de lentes sem proteção são as inflamações da pálpebra e da parte externo do olho. “A blefarite, que causa acúmulo de crostas nas pálpebras e irritação no olhos, conjuntivites e a fotofobia, que é a sensibilidade à luz, são os principais danos à visão causados pela uso de lentes sem proteção”, explica a oftalmologista.
A oftalmologista Lusa Reis explica como a lente sem proteção traz sérios problemas à visão |
Ainda de acordo com Lusa Reis, a incidência dos raios ultravioletas no olho humano também tem efeitos sentidos a longo prazo. “A chance dessa pessoa ter catarata mais cedo e pterígio (carne no olho) é maior. Além disso, a pessoa pode adquirir a degeneração macular relacionada à idade, que é atrofiação da retina que faz a pessoa perder a visão”, detalha.
Proteção
A proteção dos olhos deve ser feita durante o ano inteiro e por pessoas de todas as idades. “Na nossa região, a incidência de raios ultravioleta é acima do adequado em todas as épocas. Então, não precisa esperar o verão para proteger seus olhos do sol. Vale lembrar que todos precisam proteger os olhos, independente da idade. O olho é um órgão externo que precisa ser protegido, pois o tecido pode se prejudicar com os raios ultravioletas”, finaliza Lusa.
Cuidados
Na hora de comprar, a pessoa deve obter a certificação de que a lente tem proteção UVA/UVB. O ideal é procurar uma ótica de confiança, já que os produtos vendidos em feiras, bancas e camelôs deixam a desejar.
Em caso de dúvida, o óculo deve ser levado ao oftalmologista que possui um aparelho que verifica a porcentagem de proteção da lente.
Por Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B