Oficina de Stop Motion estimula cena do audiovisual em SE

Participantes confeccionam todo o cenário e os bonecos que serão personagens (Foto: Fabiana Costa/Secult)

No início, técnicas manuais de fotografias em série eram utilizadas para criar o movimento dos personagens e posteriormente das cenas. Foi assim que começou a se utilizar o Stop Motion, uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) e que tem como principal recurso uma câmera fotográfica. Em Sergipe, esta técnica ainda pouco conhecida ganhou, recentemente, alguns adeptos, graças a uma iniciativa da Secretaria de Estado Cultura (Secult), através do Centro de Criatividade, que iniciou no mês de abril uma oficina sobre a atividade.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, destaca a importância da oficina, bem como das demais atividades realizadas pelo Centro de Criatividade. “No Centro sempre tivemos inúmeros projetos que beneficiam o público em geral, e principalmente a comunidade localizada em seu entorno. Com esta oficina, em especial, estamos dando uma oportunidade àqueles que se interessam por audiovisual e que vêem neste curso uma opção, gratuita, para entrar no meio, ou até mesmo se especializar”, notou a gestora.

Durante o curso, os participantes confeccionam todo o cenário que será utilizado e os bonecos que serão personagens da trama. O facilitador da oficina, Anselmo Seixas, explica que o processo percorrido para chegar ao resultado final, que é o filme, é bastante complicado, mas muito gratificante.

“É um trabalho muito longo, e bastante cansativo, mas que no final vale muito à pena. O cinema iniciou com o stop motion e estarmos começando isso aqui em Sergipe é muito gratificante. Acredito que depois que finalizarmos nosso trabalho e divulgarmos para a população, a adesão ao curso será maior e ganharemos muitos mais adeptos dessa arte”, disse.

Entre os participantes da oficina, o que se pode perceber é um sentimento de união coletiva e de vontade de realizar um trabalho interessante e que seja posteriormente reconhecido no estado. Com pouco mais de dois meses de curso, os participantes já estão com todo o roteiro do curta pronto, além de estarem bastante familiarizados com as técnicas de criação de bonecos e do cenário para o filme.

Fonte: Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais