A oficina debateu a importância do som no cinema (Fotos: Portal Infonet)
|
Com o objetivo de abrir a percepção dos alunos para o som no cinema, a oficina ‘O Som em Cena’, ministrada nesta quinta-feira, 7, pelo professor Roberto Strada, atraiu a atenção de vários amantes da sétima arte. A oficina faz parte da 17ª edição do Curta-se, e segue até o próximo sábado, 9.
A oficina que já passou por 24 cidades do país neste ano, passando por locais como São Paulo, São Luís e Fortaleza, apresentou aos alunos uma ideia do que é o estudo do som dentro do audiovisual. A aula foi ilustrada com filmes importantes e tratou de assuntos como: sonoplastia, foley, música de cinema e mixagens.
Para o professor, a oficina é uma boa oportunidade de mostrar a importância do som, principalmente para os alunos que estudam Audiovisual e Cinema. “O som é algo grandioso demais, basta lembrar que as novelas de rádio eram só som, não tinham imagem, e as pessoas assistiam aquelas novelas como se assiste novelas com a mesma assiduidade que hoje”, afirma.
Participando da atividade, a formanda em Cinema pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Isabella Nascimento, acredita que a oficina mostra as várias formas de uso do som como ferramenta de contação de histórias.“Por trás, tem todo um trabalho de várias pessoas para fazer com que o som seja uma outra narrativa, algo que conta histórias junto com a imagem”, acredita.
Curta-se
De acordo com a Diretora Executiva do festival, Rosângela Rocha, há algum tempo o Curta-se buscava trazer a oficina ‘O Som em Cena’. “A gente já trilhou por várias oficinas, mas nunca havia se voltado para a questão do som, então essa foi a oportunidade”, declara.
Para mais informações sobre o evento e programação do festival, clique aqui.
Por Yago de Andrade e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B