Ópera do Milho terá reestréia no São João

Missa de Santo Antônio será celebrada na Igreja da Vila
O governo de Sergipe vai anunciar a programação da Vila Chapéu de Couro no próximo dia 23, segunda-feira, às 20 horas, no bar e restaurante Cariri. Este ano, a Secretaria de Estado de Turismo traz muitas novidades, incluindo a volta do espetáculo Ópera do Milho, que reúne inúmeros elementos do ciclo junino. Em primeira mão, o Portal InfoNet ficou sabendo que o tema da festa será uma homenagem aos bacamarteiros.

 

A cidade cenográfica já começa a ser montada no próximo final de semana, na praça de eventos da orla da Atalaia. A programação tem início no dia 10 de junho e só termina em 31 de julho. É o mais longo festejo junino do Brasil. Nos três primeiros dias, o governo optou por grandes atrações. Valorizando os artistas locais, estarão presentes Clemilda e Amorosa. Depois, a idéia é que o espaço seja ocupado pelos trios pé-de-serra, quadrilhas e comidas típicas. O objetivo é atrair famílias e turistas.

 

A Secretaria de Turismo não pretende concorrer com a programação de outros municípios. Por isso, optou pelo São João tradicional. É tanto que em 13 de junho, quando se comemora o dia de Santo Antônio, será celebrada uma missa na igreja da cidade cenográfica. Outra novidade é que o tema da Vila será inspirado no grupo folclórico dos bacamarteiros. Será feita uma homenagem ao bacamarteiro mais antigo do Estado, que é de Carmópolis.

 

Espetáculo – A grande reestréia da Ópera do Milho será feita no dia 25 de junho. Em um artigo publicado pelo jornalista e historiador Luiz Antônio Barreto, em junho do ano passado, no Portal InfoNet, ele relembrou a história da peça. Foi em 1995 que a Secretaria da Cultura do Estado, associada a Fundação Joaquim Nabuco, promoveu em Sergipe o projeto CumpliCidades, com intercâmbio de grupos portugueses e espanhóis aqui, e grupos sergipanos e nordestinos em Portugal e Espanha.

 

Um dos grupos, o Guirigai, da Espanha, realizou com artistas locais um projeto de identificação da influência ibérica no ciclo junino sergipano. A pesquisa e a preparação de atores levou à montagem do espetáculo denominado Ópera do Milho, reunindo os elementos presentes na quadrilha, nos arraiais e nos cenários da festa junina. A gravidez de uma moça, que o rapaz não assume, a revolta do pai dela, as crenças e simpatias e os pedidos aos três santos do ciclo formam o argumento central do espetáculo, que será apresentado na Vila nos finais de semana.

 

Por Janaina Cruz

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais