Orsse estreia Série Laranjeiras com repertório inédito

Evento foi sob regência do maestro Daniel Nery (Foto: Divulgação)

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) estreou na última quarta-feira, 30 de março, no Teatro Atheneu, a Série Laranjeiras 2016. Sob regência do maestro Daniel Nery, o grupo apresentou um repertório eclético e proporcionou para o público mais um espetáculo de altíssimo nível. A Orsse é uma realização do Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

No programa da noite, o grupo apresentou a neoclássica “Abertura sobre temas hebreus”, do compositor russo Serge Prokofiev e, em seguida, executou a moderna “Suíte para Cordas”, do inglês Frank Bridge (1879-1941). Pouco reproduzida no Brasil, a peça é uma das mais importantes do repertório para esta formação.

Completando o programa, a clássica Sinfonia nº103, do compositor austríaco Joseph Haydn, conhecida pela utilização determinante dos tímpanos ("Rufar de tímpanos"). A sinfonia pertence a um conjunto denominadas “Londres”, desenvolvidas à época em que o compositor radicou-se, com muito sucesso, nesta cidade.

Regente do concerto, o maestro Daniel Nery explicou que, o repertório da noite apresenta obras bastante ecléticas, composto por compositores dos séculos XX e o pelo compositor clássico Joseph Haydn. Segundo ele, as sinfonias destes músicos são pouco executadas não só no Brasil, a sinfonia de Prokofiev, por exemplo, é uma obra que é feita originalmente para sexteto, com quarteto de cordas, piano e clarinete, sendo pouco trabalhadas nas orquestras do país. “O fato de nós trazermos obras diversificadas só vem a corroborar para buscar atrair o público para um teatro tradicional da cidade, para apreciar um repertório novo e de qualidade da Orquestra Sinfônica de Sergipe”, considerou.

Integrante da Orsse há quatro anos, a violoncelista Juliana Goes acredita que a Orquestra desempenha um papel fundamental para fomentação cultural do público sergipano. “Nós executamos um repertório variado, do erudito de vários períodos até as canções mais populares, estamos sempre buscando apresentar algo que atenda os mais diversos gostos possíveis”, relatou.
Pela primeira vez num concerto da Orsse, a autônoma Julia Cristina acredita que o bom repertório musical da Orquestra é louvável. "Acredito que todos os sergipanos deveriam reservar um pouquinho do seu tempo para apreciar o repertório da Sinfônica". Amante da música, a também autônoma Silvana Cortes a acompanhou ao teatro. Segundo ela, "é sempre importante prestigiar as ações que desenvolvem música de qualidade dentro do nosso estado".

Fonte: Ascom Sec. de Estado da Cultura

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais