(Foto: Ascom) |
Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta essa semana três das mais famosas aberturas de ópera do compositor italiano Gioacchino Rossini, além de uma das mais conhecidas sinfonias do romantismo alemão, a Sinfonia nº4. O concerto, que faz parte da Série Cajueiros, terá a batuta de seu maestro titular, Guilherme Mannis.
A Série Cajueiros da Orsse privilegia o repertório clássico e as peças importantes do repertório sinfônico. Segundo o maestro Guilherme Mannis, “tais repertórios são essenciais para a manutenção da qualidade de nossa Orquestra Sinfônica, além de trazer para o público obras maravilhosas do repertório. Nosso grupo é eclético, executa repertórios dos mais variados e deve possuir solidez artística para tanto”, defende.
Entre as aberturas de Rossini, serão apresentadas “O Barbeiro de Sevilha”, “Cinderela” e “A italiana em Argel”. A curiosidade maior é que Rossini, ao ser muito conhecido em no Braisl no século XIX, teve suas partituras difundidas entre os músicos sergipanos da época. Tanto é verdade que o tradicional Hino de Sergipe, composto por Frei José de Santa Cecília em São Cristóvão, teve um dos temas da “A Italiana em Argel” como sua principal inspiração.
Concluída em 1841, a Sinfonia nº4, em ré menor, de Robert Schumann é uma das mais conhecidas peças do romantismo alemão. Pode-se entender que Schumann exprime muitos temperamentos através de suas composições. Desde os extremos de seu comportamento, à sua frágil saúde, que o levou a óbto aos 46 anos, em 1856.
A Orsse é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Sergipe (Secult). O concerto acontece no dia 23 de julho, no Teatro Tobias Barreto, com início às 20h30. Interessados podem adquirir os ingressos que já estão disponíveis na bilheteria do Teatro a preços populares.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B