Painéis de viadutos da capital terão que ser refeitos

Painéis artísticos do viaduto da Hermes Fontes foram cobertos de laranja (Fotos: Portal Infonet)

O artista plástico e cartunista Edidelson Silva, que teve seus painéis artísticos dos viadutos da Avenida Osvaldo Aranha e Hermes Fontes/Francisco Porto apagados por equipes de uma loja de materiais de construção, terá uma nova chance de refazer seus trabalhos. A decisão foi tomada após reunião entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e o próprio artista responsável pela execução dos painéis nos locais.

Edidelson explica que há duas semanas, ao passar pelo local, reparou que equipes trabalhavam na pintura do viaduto da Osvaldo Aranha. “Percebi que eles já estavam apagando os seis painéis que pintei ali. Questionei e eles me disseram que faziam o trabalho com permissão da prefeitura”, conta.

O mesmo aconteceu com os painéis do viaduto da Hermes Fontes que foram cobertos por tinta laranja. Edidelson não foi o autor, mas foi o responsável em 1996, pela reprodução e ampliação do projeto de paisagismo daquele local. “Para mim foi um sentimento de perda de todo um trabalho que fazia parte de paisagem urbana de Aracaju. Aqueles locais integram um dos cartões postais, tendo inclusive sido retratados em revistas nacionais”, comenta.

Artista plástico, Edidelson Silva, foi o responsável pela execução dos painéis em 1996

Acordo

Inconformado com a situação, Edidelson foi até a Emsurb para saber o que havia acontecido. De acordo com o artista, o órgão que informou não estar ciente da situação, logo se mostrou disposto a resolver o problema.

“Percebi que foi uma falta de comunicação entre as partes. A Emsurb está pronta em rever a ação, pois demonstrou boa vontade de negociar e interesse em recuperar os painéis. Sendo assim, logo poderei executar meus trabalhos e a ideia refazer os originais, mantendo as obras”, revela o artista ao dizer que maiores detalhes ainda estão sendo negociados.

Emsurb

No viaduto da Osvaldo Aranha, seis painéis foram apagados

Segundo nota emitida pela Assessoria de Comunicação da Emsurb, a presidência do órgão informou que as pinturas em ambos os locais (viadutos da Osvaldo Aranha e Hermes Fontes) foram feitas através de um contrato celebrado há alguns anos com uma loja de venda de tintas que patrocinava o paisagismo do espaço, mas que em fevereiro deste ano não teve interesse em renovar o contrato. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju realizou um novo contrato com outra empresa do mesmo segmento que teria apresentado um novo projeto para as duas áreas.

Por Verlane Estácio e Janaina de Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais