Palácio Museu abre a exposição ‘Tramas da Cultura Sergipana’

Gratuita, mostra faz parte da comemoração do Mês da Sergipanidade e segue aberta ao público até 17 de novembro.

Mais de 70 peças integram exposição que exalta sergipanidade. (Foto: Erick O’Hara)

O Palácio Museu Olímpio Campos (PMOC) realizou a abertura da exposição ‘Tramas da Cultura Sergipana’, que conta com telas, vestimentas e bonecas de pano produzidas por artesãs e artistas do estado na última sexta-feira, 17. Promovida pelo Governo de Sergipe, a estreia da mostra reuniu autoridades estaduais, expositores e visitantes, que puderam ter acesso a trajetórias, memórias e modos de vida da população sergipana.

A iniciativa é parte das ações comemorativas do Mês da Sergipanidade e reúne manifestações como artesanato têxtil, iconografia regional e as expressões simbólicas populares. São mais de 70 peças artísticas expostas com inspiração em influências indígenas, africanas e europeias que compõem a base cultural sergipana. A exposição é gratuita e segue aberta até o dia 17 de novembro, das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 12h30 aos sábados.

Durante a noite de abertura, o público pôde acompanhar, ainda, o Concerto da Sergipanidade, conduzido pela professora Marília Teixeira e interpretado pelos alunos do Canto Lírico do Conservatório de Música de Sergipe (CMSE). Foram apresentadas composições de artistas locais, com acompanhamento ao piano do professor Rinaldo Lima, que reforçaram a proposta de valorização da identidade cultural do estado.

Segundo a historiadora e coordenadora de Educação e Pesquisa do PMOC, Isaura Ramos, a proposta da exposição é reforçar o sentimento de pertencimento dos sergipanos e apresentar a cultura local a quem visita o estado. “Se os nossos espaços de memória não começarem a reviver isso nesse período, iremos começar a perder a força da nossa cultura. Então, que o sergipano conheça mais sua produção cultural e artística e valorize cada vez mais o nosso estado”, afirma.

Além das obras artesanais, também são expostas indumentárias de grupos folclóricos sergipanos, como os Parafusos de Lagarto e Bacamarteiros de Estância. A proposta, detalha o museólogo Romário Portugal, é ressaltar a vastidão de expressões locais. “A ideia da trama da cultura ser de pano é da noção do tecido realmente, que está permeado em todos esses aspectos, seja na tela, seja nas vestes, seja nas bonecas de pano”, explica.

Pertencimento

Para os expositores, a mostra representa uma oportunidade de reforçar as tradições culturais e exaltar a sergipanidade, comemorada anualmente no dia 24 de outubro. Uma das artistas convidadas, a ceramista Carmen Verônica Silva dos Santos, do município de São Cristóvão, classifica a ação como fundamental para divulgar a cultura popular sergipana. “Trouxe o boi do Reisado para a mostra, que é um elemento muito importante de Sergipe. Poder estar aqui é motivo de orgulho e me deixa muito feliz”, avalia.

Parte da exposição é composta pela produção do Coletivo de Bonequeiras de São Cristóvão que, por meio de bonecas de pano, representa manifestações culturais de Sergipe. A artesã Maria Lourdes Jesus Silva conta que apresentar suas peças na mostra é motivo de realização enquanto sergipana. “Nunca imaginei que as minhas bonequinhas, que eu trouxe junto com o grupo, poderiam chegar tão longe. É uma forma de levarmos adiante a cultura de Sergipe. Fico muito realizada”, frisa.

A estreia de ‘Tramas da Cultura Sergipana’ atraiu dezenas de pessoas ao PMOC, como a estudante de Direito Anelma Campos Barros. Foi por meio do espaço que ela teve contato pela primeira vez com diferentes componentes da cultura sergipana. “Às vezes, a gente acha que conhece muito, mas, na verdade, tem muito mais ainda para descobrir. É um espaço interessante para sabermos mais sobre o nosso estado”, ressalta.

Acompanhada das amigas, a aposentada Zuleide Magalhães Siqueira destaca que, como apreciadora da arte nordestina e sergipana, a exposição é compromisso inadiável. Ainda de acordo com ela, o espaço é uma ferramenta crucial para propagar a cultura sergipana para as futuras gerações. “Está tudo muito lindo, lembrando a nossa sergipanidade. É um legado que vamos deixar para os nossos netos, bisnetos. É muito importante que a gente tenha ações como essa”, sublinha.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais