Palácio Olimpio Campos abrirá para visitação com status de museu

Espaço será aberto a visatação
Falta pouco para que o Palácio Olímpio Campos seja entregue aos sergipanos e melhor, aberto para visitação pública. A notícia foi dada na última sexta-feira, 23, em café da manhã oferecido pela Emsetur ao trade e jornalistas. Os visitantes ouviram explicações de como irá funcionar o palácio museu e logo em seguida fizeram uma visita técnica aos pavimentos do palácio, além de conhecerem novidades e história da edificação.

O palácio será entregue a população nos próximos dias, em data ainda a ser definida de acordo com a possibilidade da agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e estará aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos

Restauração resguardou os detalhes originais
sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. As escolas e excursões terão que agendar previamente através do telefone (79) 3198-1452 ou através de site oficial que ainda não está disponível.

Ponto Turístico

Com a entrega do Palácio Museu Olimpio Campos a população e os turistas terão um novo ponto turístico para ser apreciado no centro de Aracaju.

Presente à visita, o presidente da Emsetur, José Roberto, destacou que o Palácio Olimpio Campos, junto com o comércio de artesanato da Rua 24 Horas, a Catedral de Aracaju, o Parque Fausto Cardoso e a Ponte do Imperador formam um roteiro completo no centro de Aracaju, que une artesanato, religião e história. “É um palácio museu de muito bom gosto e une em pouco mais de 200 metros arte, história e religião. Resta criamos o hábito de visitá-lo”, enfatiza.

Móveis guardam a história do espaço
A restauração dos adornos, móveis, pinturas e elementos artísticos duraram três anos e foi realizada com o intuito de resguardar os detalhes originais. Mas para acompanhar a modernidade, o palácio ganhou elevadores, além de um café, terminais eletrônicos que contam sua história, rede sem fio, acessibilidade e uma equipe de monitores treinados para visitas guiadas. Para compor o acervo do museu, foram capitaneadas obras de pintores sergipanos do século XIX e criada à sala-biblioteca Manoel Cabral Machado e a sala Cidade de Aracaju.

Para transcrever a história de forma didática aos visitantes, no primeiro pavimento constam as salas da Província, da República, Espaço Fausto e Olímpio, dentre outros. No segundo pavimento, os quarto do Governador, de Hóspedes, a Sala Íntima, os salões Nobre e de Jantar, além do Gabinete do Governador, que estarão abertos para visitação pela primeira vez na história do palácio.

Foi criado o quarto feminino em homenagem as mulheres sergipanas na política. Os móveis e eletrodomésticos, além de objetos de decoração foram preservados e valorados com detalhes em bordados de rendas irlandesas. O turista também terá mais conforto, pois o entorno do palácio somente será estacionamento para ônibus de turismo. “Treinamos uma equipe para que possamos manter uma linha didática na história. Fizemos um roteiro de visita e será até 15 visitantes por grupo”, destacou Isaura Ramos, historiadora do palácio.

Por Silvio Oliveira (colaborador)

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais