![]() |
Adoções se iniciarão no dia 21, com abertura da campanha em Sergipe (Foto: Ascom Correios) |
Na quarta-feira, dia 21, crianças de todo o Estado ficarão ainda mais ansiosas pelas surpresas do Bom Velhinho para este Natal. A abertura da campanha Papai Noel dos Correios acontecerá na agência Central do Estado, às 10h, com a participação do coral Cartavozes. Os voluntários poderão iniciar a adoção das cartinhas, que este ano já chegaram à marca 1 mil antes do início de dezembro.
De acordo com José Ginaldo De Jesus, assessor dos Correios, no ano passado foram selecionadas mais de 15 mil cartas, entre as quais 5 mil tiveram seus pedidos atendidos. “Mesmo que ninguém adote a carta, nós sempre respondemos com uma mensagem de paz e amor enviada pelo Papai Noel, e recomendamos a dedicação aos estudos”, explica.
José Ginaldo descreve os critérios observados na seleção das cartinhas. “As crianças devem estar em situação de vulnerabilidade social e ter até 10 anos. Selecionamos pedidos de brinquedos, roupas, calçados e material escolar. Outra indicação é que as cartas sejam manuscritas, como forma de estimular a escrita e a produção da redação. Para as crianças que não sabem escrever, vale pedir ajuda aos parentes ou professores”.
Segundo o assessor, neste ano as cartinhas começaram a ser enviadas desde outubro, e o recebimento continuará até o dia 10 de dezembro. “Neste prazo, todas as cartas são lidas, passam pela seleção e são cadastradas para que haja tempo de enviar as respostas e presentes à tempo”, descreve.
José Ginaldo destaca os pedidos mais frequentes nas cartas. “Os brinquedos são os preferidos, sobretudo bonecas, carros de controle remoto, vídeo games e patins. Mas os de maior aceitação para adoção entre os voluntários são os pedidos de material escolar”, diz.
O assessor revela ainda os pedidos mais inusitados e emocionantes enviados ao Papai Noel. “Uma vez uma moça pediu de presente um namorado, nós rimos bastante com a carta. Outros pedidos que nos impressionaram foi de um garoto, que pediu uma cabra, e outro que escreveu pedindo um ‘bolo de verdade’. Mas o que mais nos emocionou foi um menino que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva e pediu a visita do Papai Noel”, conta.
Adoção
Para as crianças que quiserem escrever ao Papai Noel, a cartinha deve ser envelopada, e no espaço reservado ao destinatário deve ser escrita a mensagem “Papai Noel dos Correios”. A carta pode ser entregue em qualquer agência dos correios, caixas de coleta ou mesmo aos carteiros, e é gratuita.
Para os voluntários, as cartas podem ser adotadas no seguintes pontos: agência central, na rua Itabaiana; agência da rua Acre; shoppings Riomar e Prêmio; Rua do Turista e Biblioteca Pública Epifânio Dórea. “Além dos pontos de atendimento, temos uma parceria com diversas instituições em que os funcionários adotam as cartinhas todos os anos. Já são 25 instituições, e nossa previsão é de que cheguemos a 30 este ano”, diz José Givaldo.
O voluntário pode ler a carta e escolher o pedido de sua preferência, ou ainda selecionar na lista de pedidos aquele que quer atender. Ao deixar o presente nos Correios, a cartinha pode ser levada para casa como lembrança do gesto.
Solidariedade
O analista de sistemas Eduardo Lopes participa da campanha há cinco anos, e diz se empenhar para propagar a ideia. "Participo do projeto assim que tomei conhecimento, e desde então tento mobilizar a família e cada vez mais amigos para aderir à causa. Para mim, a importância deste gesto está em fazer com que olhemos com mais atenção os mais sofridos. E principalmente por nos permitir ser acalanto e instrumento de renovação dos sonhos e da esperança de dias melhores através da magia do Natal".
Por Nayara Arêdes e Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B