Evento acontece dias 2 e 27 com mais brincadeira (Foto: Divulgação) |
Um mês inteiro dedicado às culturas da gente. Com música, dança, brincadeiras, cinema e oficinas, as expressões populares tradicionais e suas releituras e reinvenções são celebradas no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda. E como o mês ainda não acabou, o ‘Agosto Mês das Culturas da Gente 2016’ continua nos dias 26 e 27 com mais brincadeira no museu e passeio cultural.
A programação é uma iniciativa do Instituto Banese e Governo de Sergipe com o objetivo de difundir e valorizar a cultura popular, fortalecendo o museu como um equipamento cultural dinâmico e dando oportunidade ao público de experimentar e ter contato com as culturas da gente sergipana.
Na sexta-feira, dia 26, às 15h, a Brincadeira no Museu será com a Batucada Pisa Pólvora de Estância, que tem forte expressividade no município. O significado maior do Pisa Pólvora é preparar a pólvora para as batalhas de busca-pés e para os barcos de fogo, abrindo os festejos juninos da cidade. Herança dos tempos da escravidão, a dança é realizada em torno de um pilão, onde estão colocados o enxofre, o salitre e o carvão, substâncias utilizadas no preparo da pólvora. Homens e mulheres costumam participar vestidos com trajes caipiras, cantando e dançando ao som de ganzás, tambores, triângulos, reco-reco e porca, pisando forte no chão e tirando versos de improviso. No Museu da Gente Sergipana, a brincadeira acontecerá com um cortejo pelas instalações do museu e depois apresentação no átrio, onde todos poderão participar da dança.
Já no dia 27, sábado, a programação do Agosto Mês das Culturas da Gente encerrará com o Passeio Laranjeiras Cultura Viva (Mussuca/Laranjeiras). A ida à cidade Laranjeiras e à Comunidade Quilombola Mussuca é uma oportunidade de vivenciar a cultura do município Laranjeiras junto aos mestres e grupos culturais que fazem a história do patrimônio cultural e imaterial da cidade, indo ao lugar dessas pessoas e conversando com elas sobre a expressão cultural que representam. Essa iniciativa de turismo cultural e de experiência permite conhecer a realidade dos brincantes da cultura popular, valorizar o papel deles na manutenção do patrimônio cultural, além de contribuir com a sustentabilidade dessas manifestações.
A saída do Museu da Gente Sergipana será às 13h:30 em direção à Mussuca, onde o público será recebido pela mestre da cultura popular Nadir da Mussuca, cantora do Samba de Pareia, do São Gonçalo e do Reisado, que fará uma apresentação para o grupo e colocará à venda o CD ‘Vozes da Mussuca’, gravado com o Candomblé e os grupos Samba de Pareia e São Gonçalo, além de bebidas que já viraram tradição, a exemplo da meladinha.
Em seguida, o grupo partirá para a sede de Laranjeiras para visitar a residência do mestre Zé Rolinha, responsável por manter a Chegança, o Lambe Sujo e Caboclinhos e integrante da Orquestra Zé Frevança. Lá, onde acontece a concentração e de onde saem grupos em cortejo, mestre Zé Rolinha e alguns brincantes falarão sobre as manifestações que representam da forma mais original que acontecem e contarão causos e histórias suas com essas manifestações. Também serão vendidos alguns produtos locais, como a bebida tradicional Bimba de Quati feita pelo mestre Zé Rolinha. O passeio inclui ainda uma visita panorâmica pelo centro histórico, passando pelas principais igrejas e museus que formam o conjunto arquitetônico da cidade. O retorno ao Museu da Gente Sergipana será às 17h.
Os interessados devem reservar a vaga pelo telefone (79) 3042-1994 (Brisamar Turismo – empresa responsável pelo transporte). O valor será R$ 40,00, incluindo transporte e quantia a ser revertida para os mestres e grupos visitados. Mais informações também podem ser solicitadas entrando em contato com o Instituto Banese pelo número (79) 3218-1551.
Fonte: Instituto Banese
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B