Pastas: artistas são contra a união de Esporte e Cultura

Artistas não aprovam a junção das secretarias (Foto: Assessoria Parlamentar)

Artistas e trabalhadores da cultura ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) na manhã desta terça-feira, 29, para dialogar com os deputados a fim de sensibilizá-los para votar contra o Projeto de Lei 89/2016, que transfere as políticas de Esporte da Secretaria de Estado de Turismo para a Secretaria de Estado da Cultura.

O Projeto foi encaminhado à Alese pelo Poder Executivo na semana passada e já foi votado pela Comissão de Constituição e Justiça da casa na última quinta-feira. A pedido da deputada Ana Lúcia, o líder do governo, o deputado Francisco Gualberto, suspendeu a votação para que a classe artística pudesse tentar o diálogo com os deputados e o Governo do Estado no sentido de reverter a mudança de secretarias.

“Precisamos discutir antes de aprovar este projeto e dialogar com o governador. O companheiro Francisco Gualberto ficou de fazer essa mediação, e eu espero que antes da votação final do projeto possamos, com maturidade, discutir as causas dessa reação dos nossos artistas e produtores para que o governo perceba que isso não vai ajudar a cultura”, destacou Ana Lúcia.

Ana Lúcia argumentou que, além do risco de precarizar ainda mais as já frágeis políticas culturais, Esporte e Cultura são áreas sociais, mas que não têm muita articulação entre si. “Esporte e Turismo estão muito mais relacionados. As atividades de esporte movimentam as pessoas para o turismo aqui no Estado e um exemplo disso é que um dos eixos do turismo, é o ecoturismo, incluindo neste campo, os esportes radicais”, destacou.

A cantora Diane Veloso teme pela implantação do Plano Estadual de Cultura. “O Plano de Cultura, por exemplo, só pode ser implantado se a pasta for exclusivamente da Cultura. Esse já é um sério problema quando se fala na junção das secretarias”, explica.

Diane ainda destaca os problemas que as duas pastas têm quando o assunto é orçamento. “Nossa apreensão também é com o orçamento, que já é precário, e pode acabar sendo reduzido. Nos vemos impossibilitados de realizar projetos e juntar tudo isso, vai deixar mais impossível ainda”, opina.

O Projeto de Lei deverá passar ainda pelas Comissões de Educação, Cultura e Desporto, e de Economia e Finanças antes de ser votado em plenário.

Com informações da Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais