“Patrimônio em Harmonia” une música e história em Divina Pastora

O “Patrimônio em Harmonia” oferece ao público uma leitura enriquecedora dos monumentos e não ficará somente em Divina Pastora.

O projeto é idealizado e coordenado pela arquiteta urbanista, especializada em conservação e restauro, em parceria com o grupo instrumental Brasileiríssimo, que na noite especial, interpretou músicas que marcaram o período de 1943, época em que o Santuário Nossa Senhora Divina Pastora foi tombado.  (Foto: Tiffany Tavares)

Foi lançado em Sergipe, na Igreja Matriz de Divina Pastora, o projeto “Patrimônio em Harmonia”, que leva educação patrimonial, unindo arquitetura, história e música e apresenta para a população os mais significativos monumentos históricos do estado. A ação aconteceu no dia 1º de fevereiro e reforça a necessidade de aproximar a comunidade de seus bens culturais, estimulando o sentimento de pertencimento, além de fortalecer a participação comunitária na salvaguarda da memória coletiva.

Arquiteta Viviane Oliveira (Foto Tíffany Tavares)

O projeto é idealizado e coordenado pela arquiteta urbanista, Viviane Oliveira, especializada em conservação e restauro, em parceria com o grupo instrumental Brasileiríssimo, que na noite especial, interpretou músicas que marcaram o período de 1943, época em que o Santuário Nossa Senhora Divina Pastora foi tombado. 

“A escolha de Divina Pastora se deu por guardar um edifício a nível nacional, que é a igreja matriz, pela salvaguarda ao modo de fazer a renda irlandesa e pela peregrinação ao Santuário Divina Pastora, onde temos a Nossa Senhora Divina Pastora como padroeira do estado de Sergipe. Foi uma experiência única, onde pudemos vivenciar, ouvir músicas da época e compartilhar do conhecimento da preservação de nossa cultura. Pretendemos percorrer mais oito cidades sergipanas, que tem edifícios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, levando conhecimento e um pouco da arte, cultura e música popular brasileira aos sergipanos”, explicou a arquiteta urbanista Viviane Oliveira.

O “Patrimônio em Harmonia” oferece ao público uma leitura enriquecedora dos monumentos, ampliando a percepção sobre importância cultural de Sergipe, mas não ficará somente em Divina Pastora. Irá percorrer e fortalecer a riqueza patrimonial dos municípios de Laranjeiras, São Cristóvão, Itaporanga, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, Estância, Maruim e Tomar do Geru.

A primeira edição do Patrimônio em Harmonia, na cidade de  Divina Pastora, contou com patrocínio da Prefeitura Municipal local, apoio institucional do Santuário Nossa Senhora Divina Pastora e apoio logístico da Associação para o Desenvolvimento de Renda de Divina Pastora (Asderen).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais