Peça homenageia Araripe Coutinho no Festival de Artes

(Foto: Ascom Secult)

Da poesia à dramaturgia. Apresentada na noite desta terça-feira, 08, “Na Central do Brasil”, reúne um apanhado de poemas, dos 13 livros publicados pelo poeta Araripe Coutinho, em uma peça teatral dramática e envolvente. O espetáculo foi apresentado no Teatro Atheneu, dentro da programação do Festival Sergipano de Artes Cênicas.

A peça do Coletivo Nosnaestrada, com direção de Ivo Adnil, é um tributo ao poeta nascido no Rio de Janeiro que se mudou para Sergipe ainda criança, onde residiu até a sua morte, em dezembro do ano passado. Na adaptação, são interpretados poemas de cunho emocional, que trazem os dramas e as vaidades íntimas do escritor.

Segundo o diretor e protagonista do espetáculo, Ivo Adnil, a ideia de trazer os poemas de Araripe para o teatro começou em 2000, com o lançamento de “Sal das Tempestades”, seu 5º livro. “Era um livro que tratava sobre a seca. A seca do homem, da alma e a seca física da terra também. Montamos este espetáculo que foi até São Paulo, viajando por várias partes do Brasil”, contou.

Depois disso, outras duas peças foram montadas, “O Sagrado e Nu Profano” e outra com participação de poemas dele, em uma trilogia com três autores: Freud, Shakespeare e Araripe Coutinho. “Nós conhecíamos a força da obra dele. Então, quando ele faleceu, já estávamos pensando em fazer uma peça das obras reunidas, assim surgiu Na Central do Brasil. Esperamos seguir apresentando, prestando esta homenagem e levando este espetáculo para outros públicos”, acrescentou Ivo Adnil.

Para o cabeleireiro, Manu Alves, que já conhecia o trabalho do Coletivo Nosnaestrada, a peça foi surpreendente. “É uma peça super interessante, gostei muito. Conhecia alguns poemas de Araripe e achei maravilhoso ver pessoas que admiro no teatro, homenageando este grande escritor”, afirmou.

O Festival

Promovido pelo Instituto Banese em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o  Festival Sergipano de Artes Cênicas conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart). O evento, que engloba o V Festival de Teatro e a IX Semana de Dança, segue até o dia 13 de setembro com apresentações estão distribuídas entre os teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, praças e no viaduto do DIA. Todos os espetáculos têm entrada franca.

Confira programação:

09 de Setembro
Local: Museu da Gente Sergipana
16H – O AMOR DE FILIPE E MARIA E A PELEJA DE ZERRAMO E LAMPIÃO (TEATRO DE CORDEL DA RABECA – TEATRO) – SE
Local: Praça Fernando Collor (CIRCO GOLD STAR)
19H30 – O CIRCO SEM LONA (Cia Gentileza de Artes Integradas) – SE
20H30 – A ARTE NO PICADEIRO (CIRCO GOLD STAR – CIRCO) – SE

10 de Setembro
Local: Museu da Gente Sergipana
16H – FAZ DE CONTA (COMPANHIA PONTO DE TEATRO – TEATRO) – SE
16H30 – DESCORTINANDO SERGIPE (CIA COBRAS E LAGARTOS – TEATRO) – SE
Local: Lourival Batista
19H – CERIMÔNIA DE HOMENAGENS SATED/SE

11 de Setembro
Local: Museu da Gente Sergipana
16H – FARRATATAIA SERGIPANA (GRUPO  TEATRAL OITEIROS – TEATRO) – SE
Local: Lourival Batista
20H – PASSAGEM DAS HORAS (CIA DE TEATRO VINHO E ALMA – TEATRO) – SP

12 de Setembro
Local: Lourival Batista
20H – PASSAGEM DAS HORAS (CIA DE TEATRO VINHO E ALMA – TEATRO) – SP

13 de Setembro
Local: Viaduto do D.I.A. e Hall do Teatro Tobias Barreto
19H30 – ÁGUAS (TRÊS MARIAS – CIRCO) – SE
Local: Teatro Tobias Barreto
20H – DOMUM (JULIA DELMONDES – DANÇA) – SE
20H30 – MENINA MIUDA (GRUPO DE TEATRO ATUALONA – TEATRO) – SE

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais