Peregrinação de Divina Pastora acontece no sábado, 12

Peregrinação acontece a partir das 14h com saída de Riachuelo  (Foto: Ed Carlos Dias de Souza)

Cerca de mil fiéis devem comparecer a peregrinação que acontece todos os anos no município de Divina Pastora. A peregrinação irá acontecer no próximo sábado, 12, que este ano tem como tema ‘Misericordiosos como o Pai’ (cf. Lc 6,36).

Na oportunidade, devotos, romeiros e fiéis sairão em caminhada a partir das 14h do município de Riachuelo até Divina Pastora.

A Peregrinação é uma iniciativa das paróquias do Vale da Cotinguiba – Vicariato são João Evangelista que compreende 16 paróquias. A concentração dar-se-á na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição na cidade Riachuelo quando os peregrinos percorrerão a rodovia SE-160 com destino ao Santuário Nossa Senhora Divina Pastora, cumprindo um trecho de aproximadamente 11km.

Será montada uma estrutura para acolher os mais de 20 ônibus e micro-ônibus, quase 20 Padres e mais de 1000 peregrinos. No percurso percorrido pelos peregrinos, será realizada a Oração do Santo Terço, Via-sacra e, na chegada ao Santuário, haverá missa campal.

Ao final da peregrinação, a partir das 19h, será realizada uma missa campal presidida pelo Bispo Coadjutor Dom João Costa que vai acontecer ao lado da matriz na esplanada no Santuário.

De acordo com um dos representantes da Pastoral da Comunicação do Santuário, Marcos Silva, a peregrinação pela SE 160, será acompanhada pela polícia local. “São 16 paróquias envolvidas na peregrinação. Foi confirmado o policiamento local da região que vai acompanhar, orientar as pessoas e fazer o isolamento das vias”, afirma.

A cidade

A cidade é vocacionada a Peregrinações. São quase 50, pequenas  e grandes manifestações  durante  todo  o ano  litúrgico, cabendo a mais expressiva  delas  ao terceiro domingo de outubro. Situada no vale da Cotinguiba e distante da capital Aracaju por 39 km, Divina Pastora tem um patrimônio digno de relevância quando se pontua o Fausto de Aguiar Cardoso, ilustre vulto da política sergipana, O Engenho São Félix, local de nascimento de Fausto Cardoso é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 21 de dezembro de 2006 quando a ocasião do centenário da famosa revolta que o dizimou; A Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora tombada em 1943 pelo IPHANc e a Renda Irlandesa registrada também pelo IPHAN como Bem Imaterial do Brasil em janeiro de 2009.

Por Aisla Vasconcelos 
com informações do Santuário

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais