Djan Aguiar deu dicas de como manter a forma física durante as festas juninas |
Apesar da infinidade de comidas típicas que temos disponível nessa época junina, é importante não descuidar da saúde e da forma física. Por isso, o Portal Infonet conversou com o educador físico e personal trainer Djan Aguiar e separou algumas dicas. Você sabia, por exemplo, que o inverno é a melhor época para perder peso? Então confira:
– Treine, pelo menos, 3 vezes na semana
Nessa época de festejos e férias, alguns alunos deixam de treinar ou reduzem a quantidade de dias de atividade. “Os treinos acabam ficando em segundo plano. Algumas pessoas ficam todo o mês paradas e voltam somento em em julho ou até mesmo agosto. Mas o ideal é que a atividade não pare. Você pode treinar pela manhã, já que as festas acontecem mais à noite. Se você não consegue treinar os cinco dias úteis, separe pelo menos três dias”, ressalta o personal.
– Aproveite o inverno para perder peso
“Quando a temperatura ambiente abaixa, o metabolismo fica mais acelerado, porque o corpo precisa gastar mais energia para manter a temperatura interna. Por isso, é mais fácil emagrecer no frio do que no calor”, explica Aguiar.
– Coma pequenas porções
Não precisa passar vontade, mas também não dá pra exagerar, como ensina o educador físico: “Não precisa deixar de comer. Se você não tem uma dieta muita restrita, pode comer, mas em porções pequenas porque as comidas típicas são calóricas demais. Se você tá treinando e comendo uma quantidade menor, vai perder o que ganhou assim que treinar novamente. Então o ideal é não extrapolar".
– Dê preferência às proteínas
As comidas típicas de junho são geralmente baseadas no carboidrato, segundo o professor. O ideal, nesse caso, seria dar preferência às proteínas. “Tente priorizar proteínas, como as carnes”, informa.
Pedimos para o personal elencar comidas típicas que o personal considera mais calóricas. As escolhidas foram: paçoca, pamonha e os bolos como de macaxeira e milho.
– Tenha cuidado com as bebidas
Ele também alerta para as bebidas alcóolicas. “Pode beber, mas é importante não abusar”. Quanto à água, Djan Aguar lembra a velha regra dos 2 litros diários.
É importante estar acompanhado de um profissional |
– Esteja acompanhado de um profissional
Para finalizar, o personal lembrou a importância do acompanhamento educador físico para evitar lesões. “É sempre importante ter a orientação de um profissional que te dê dicas e esteja ali acompanhando o seu treino”, ressalta.
Por Jéssica França
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B