Curta-SE receberá apoio da Petrobras
A Petrobras divulgou ontem, 10, o resultado das seleções públicas do Programa Petrobras Cultural (PPC), edição 2008/2009. Foram contemplados 131 projetos de 20 estados, nas áreas de Música, Audiovisual, Artes Cênicas, Literatura e Cultura Digital, que receberão uma verba total de R$ 42 milhões. Os projetos Retalhos Populares-espetáculo circense e Curta-Se IX Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe, que concorreram nas categorias Manutenção de Grupos, Cias de Circo e Trupes Circenses, e Festival de Cinema , respectivamente, serão contemplados.
As principais novidades desta quinta edição do PPC serão o patrocínio a projetos de manutenção de grupos, companhias de circo e trupes circenses; apoio à manutenção de websites culturais; circulação de shows e concertos musicais (turnês) e a gravação e circulação de música com disponibilização na internet.
Esta edição do PPC teve um total de 2.712 projetos inscritos em todo o país. Destes, 2.309 (85%) foram considerados aptos a participar das seleções. Do total de inscritos, 1.610 (59%) foram provenientes do Rio de Janeiro e São Paulo e 1.102 (41%) dos demais estados.
A política de patrocínios da Petrobras está estruturada em programas contínuos que definem as estratégias e as prioridades de atuação da empresa nas áreas cultural, social e ambiental. No patrocínio cultural, o Programa Petrobras Cultural lança anualmente novas seleções públicas de projetos para diversas áreas, com divulgação nacional.
Criado em 2003, o PPC baliza as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. É o maior programa de patrocínio cultural lançado no país e sua verba é a maior já destinada por qualquer empresa a um programa de cultura. Cerca de mil projetos receberam patrocínio através do programa desde a sua primeira edição.
As comissões de seleção do PPC são formadas por grupos de profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura contemplados pelo programa, incluindo diretores, pesquisadores, jornalistas, críticos, curadores, acadêmicos, editores, entre outros. Essas comissões são renovadas a cada ano e sua composição busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo. Nesta edição do PPC, as comissões reuniram 60 pessoas.
Mais informações no site do Programa.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B