Plano Estadual de Cultura ganha ferramenta virtual

0
(Foto: Secult)

Um canal de comunicação e articulação entre a sociedade civil e o Plano Estadual de Cultura. Assim pode ser definido o blog que está disponível no endereço eletrônico planodeculturase.blogspot.com.br. O espaço servirá como mais uma ferramenta à disposição da sociedade para a obtenção de informações sobre o Plano, que está sendo formulado pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult).

Segundo Alisson Couto, coordenador de Relações Institucionais da Secult, o blog é um meio para que a sociedade possa opinar, discutir e participar da construção do Plano. “Além de ser um meio de comunicação com a sociedade civil, o blog esclarece muitas dúvidas dos cidadãos, é uma maneira deles participarem da construção do Plano. O blog busca oferecer subsídios para o debate e será um meio de acompanhar o andamento do projeto”, esclarece Alisson.

O blog contém diversas informações sobre o que é o Plano Estadual de Cultura, sobre o Plano Nacional de Cultura, além do cronograma do Plano, que contará com oito conferências territoriais e uma estadual.

“Todos aqueles que quiserem saber mais sobre o que está acontecendo, o que está sendo produzido, quando serão as próximas reuniões, precisam apenas acessar o blog, pois lá todas as informações estão acessíveis de forma simples”, complementa Alisson Couto.

Vale lembrar que, além das informações básicas sobre o processo, estão à disposição da sociedade todos os documentos base do Plano.

Sobre o Plano

A elaboração do Plano Estadual de Cultura é uma ação prioritária da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) na gestão da secretária Eloísa Galdino.  Ela reforça que a participação da sociedade nesse processo, seja através do blog ou das conferências, é de extrema importância.

“O Plano Estadual de Cultura irá beneficiar toda a sociedade que poderá contar pela primeira vez com um parâmetro para o desenvolvimento das políticas públicas na área da cultura. Por conta disso, é preciso que a sociedade participe para que o plano possa refletir seus anseios”, destaca a secretária.

O Plano irá reunir um conjunto de diretrizes, metas, ações e estratégias que planejem as políticas de cultura para um período de dez anos de forma consistente e democrática.

A construção do Plano acontece por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fruto do Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura, uma conquista da secretária Eloísa Galdino à frente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

O Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura da UFSC tem como objeto o apoio técnico e a capacitação dos Estados para elaboração do documento.

Fonte: Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais