PMOC promove o mês do folclore com o Cinexperiência

Alunos comparecem ao salão do PMOC (Foto: Noel LIno)

Alunos das escolas estaduais Governador Valadares e Professor Valnir Chagas foram levados ao mundo do folclore sergipano por meio do Cinexperiência (PMOC) deste mês que apresentou os curtas 'As Aventuras de Seu Euclides – Parafusos', Chegança, LambeSujo e Caboclinhos'. A sessão começou às 15h, da última terça-feira, 14, no Salão Multieventos do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC).

Foram exibidos os três episódios dos curtas "As Aventuras de Seu Euclides – Parafusos, Chegança, LambeSujo e Caboclinhos". O secretário da Cultura de Laranjeiras e estudioso do folclore sergipano, Irineu Fontes, conversou com os estudantes após a exibição.

Diversão e cultura

Os estudantes divertiram-se com as histórias de Seu Euclides e com muitas risadas puderam vivenciar um pouco mais da cultura popular de Sergipe. "É importante para o aluno conhecer a história do Estado de uma forma lúdica e divertida. Sem contar que esse aprendizado também é relevante para eles que estão no terceiro ano e irão fazer o ENEM", comentou a professora da escola estadual Governador Valadares, Kátia Patrícia Santos.

Para a estudante Fernanda Silva, o aprendizado foi diferente da sala de aula e surgiu na forma de brincadeira. "Me diverti muito com os filmes. Os personagens são bem engraçados e contam histórias que eu não conhecia direito".

O cinexperiência no mês do folclore

O secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, comentou que o Palácio-Museu Olímpio Campos não é apenas um local para exposições. "Foi pensado pelo governador Marcelo Déda com o objetivo de promover atividades, atrair e unir forças com instituições para salientar a cultura do estado como patrimônio de todos", destacou.

O Cinexperiência é uma dessas atividades que o PMOC realiza mensalmente para contar a história de uma forma nova e interativa; e para comemorar o mês do folclore, trouxe o projeto do cineasta Marcelo Roque Belarmino.

"Buscamos sempre, o Palácio-Museu como instituição de cultura, promover atividades com artistas locais, mostrando que Sergipe também produz arte, cinema e música", ressaltou a coordenadora de pesquisa do PMOC, Eliana Borges.

Além da exibição dos curtas, o convidado Irineu Fontes, contou outros detalhese curiosidades sobre o folclore de Laranjeiras e de Sergipe aos estudantes. "Esse é um momento em temos para mostrar e discutir a cultura com os adolescentes de uma forma interessante, para que eles conheçam a tradição e sensibilizem-se com a história da sua terra", finalizou o secretário da Cultura de Laranjeiras.

Fonte: Ascom/SECC

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais