Poesia de Jozailto Lima é tema da Roda de Leitura

0
(Foto: Arquivo Infonet)

A Roda de Leitura dedicada à literatura em Sergipe recebeu nesta terça-feira, dia 22, o poeta e jornalista Jozailto Lima. O autor de ‘Viagem na Argila’, livro lançado em 14 de março, participou de mais uma edição do projeto realizado pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Proler.

“Para mim foi uma experiência muito positiva e generosa, porque faz com que o autor receba de volta as impressões do leitor, que são tudo que um autor gostaria de receber. Quando escrevemos alguma coisa para alguém é importante saber como esse alguém está recebendo nossa obra”, destacou Jozailto Lima.

Durante a Roda de Leitura foram lidos poemas das quatro obras publicadas do poeta, são elas: ‘Viagem na Argila’ (2012), ‘Retrato Diverso’ (2004), ‘Plenespanto’ (1995) e A ‘Flor de Bronze e Outros Poemas de Mediamor’ (1986). “Nós trouxemos poemas das quatro obras do autor para mostrar como há uma unidade em toda a trajetória do Jozailto”, ressaltou Roseneide Santana, uma das mediadoras da Roda.

O trabalho do poeta é permeado de inquietude, questões existenciais, sensualidade, sexualidade e experiências pessoais do próprio autor. Jozailto frequentemente traduz em poesia alguns acontecimentos de sua vida, o que pare ele é algo comum entre os poetas, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade. E é a escola do próprio Drummond que influencia a obra de Jozailto.

“Quando nos debruçamos na poesia de Jozailto percebemos muito do trabalho literário de Drummond. Eu sempre digo que nunca o escritor vai produzir algo sem olhar para trás”, comentou Maruze Reis, que mediou a Roda de Leitura ao lado de Roseneide. “Ninguém consegue fazer poesia sem ter lido poesia”, ressaltou Jozailto.

Rodas de Leitura

O objetivo das Rodas de Leitura é despertar o gosto pela literatura através de leituras mediadas, que fazem com que o público reflita sobre o trabalho de determinado escritor e sobre aquilo que escreve.  Sempre às terceiras terças-feiras do mês o projeto se dedica à literatura em Sergipe. Este ano, além de Jozailto Lima, já foram homenageados Hunald Alencar e Araripe Coutinho.

Na próxima edição dedicada à literatura em Sergipe, a Roda de Leitura recebe o escritor Jeová Santana, que lançou recentemente o livro ‘Poesias Passageiras’. O projeto ‘Roda de Leitura’ é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Proler.

Fonte: ASN

Comentários