Ponto de Cultura inaugura novos espaços

0

Crianças na biblioteca (Foto: Fabiana Costa)

O Ponto de Cultura ‘Dançando com Arte – história, resgate e tradição do Reisado’, da Barra dos Coqueiros, não para de inovar. Dessa vez a nova iniciativa da instituição foi a criação de uma biblioteca e um espaço digital, a fim de desenvolver e disseminar ainda mais a arte, educação e tradição no município.

O projeto leva o selo do ‘Pontos de Cultura’, programa do Governo Federal que vem transformando a cena cultural dos mais diversos cantos do Brasil. Em Sergipe o ‘Pontos’ é coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que promove a seleção, dá o suporte necessário e acompanha o trabalho desenvolvido pelos 30 Pontos de Cultura do Estado, dos quais 14 estão em pleno funcionamento e 16 se preparando para receber o selo.

Parcerias

O espaço está localizado na sede do Ponto, no Centro Comunitário Sócio Cultural da Barra dos Coqueiros, e visa propiciar aos moradores da cidade uma nova forma de aprendizagem e inclusão social. Ambas as salas nasceram através de parcerias. A biblioteca, através da iniciativa da Casa de Caridade Irmão Lúcios; já o espaço digital foi viabilizado através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Administração, Planejamento e Gestão (Seplag) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Segundo a diretora do Ponto de Cultura, Lânya Barreto, os espaços são imensamente importantes para a comunidade da Barra dos Coqueiros. “Pensamos em algo que acrescentasse ainda mais às pessoas da comunidade e nada mais importante que o saber através dos livros ou pela inclusão digital. Acredito que a comunidade só tem a ganhar com mais esta conquista do nosso Ponto”, afirmou Lânya.

A biblioteca disponibiliza um grande número de exemplares, que vão de livros infantis a enciclopédias, incluindo paradidáticos, romances, livros de auto-ajuda e de arte. Já o espaço digital conta com sete completos computadores, que estarão disponíveis diariamente para a comunidade.

Inclusão

Conciliando a inclusão social, digital e a constante necessidade de aprendizagem dos jovens e adultos da comunidade, os novos espaços do Ponto de Cultura na Barra dos Coqueiros abrem uma nova perspectiva para as pessoas que freqüentam o local.

Para a aposentada Olívia Nunes, que fez questão de levar sua neta para conhecer a biblioteca, o espaço beneficiará bastante a comunidade da Barra. Ela lembra, porém, que é preciso que os pais incentivem os pequenos a freqüentarem o local. “Isso é muito bom, pois tem um espaço mais adequado para as crianças e nós adultos podermos ler e até descobrir as coisas no computador. As crianças têm que se aproveitar do que é ofertado de bom para elas e os pais tem que enxergar isso”, apontou.

A jovem Elis Ágatha dos Santos, de 14 anos, também não perdeu a oportunidade e já foi conferir os novos computadores do Centro. Para ela, a sala será muito boa para estudantes como ela. “Aqui podemos fazer pesquisas e até nos distrair. É muito bom para nós que freqüentamos o Centro”, afirmou.

Já o aposentado José Pedro Santos, acredita que a existência da biblioteca e do espaço digital, só agrega mais valor as atividades do Ponto. “Todo trabalho é prol da comunidade é bem vindo, principalmente quando acrescenta na cultura e no desenvolvimento do povo. Sem dúvidas estes espaços são muito benéficos para nós da Barra”, observou.

Sobre o Ponto

O Ponto de Cultura ‘Dançando com Arte – história, resgate e tradição do Reisado’, é uma instituição que atua no resgate de uma das mais tradicionais danças típicas de Sergipe, o Reisado. Além de preservar e manter viva a tradição folclórica, o espaço que funciona dentro do Centro Comunitário da cidade, oferece aulas de flauta doce, artesanato, cursos de alfabetização para adultos e cursos profissionalizantes.

Fonte: Ascom Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais