Ponto de Cultura prepara oficina de teatro lambe-lambe

O Ponto de Cultura ‘Caixotes da Memória’ já está com quase tudo pronto para percorrer os quatro cantos de Estado com uma proposta inédita de teatro lambe-lambe. Um dos primeiros municípios a receber o projeto será Tobias Barreto. Como forma de estreitar os laços com a administração municipal, a equipe do ‘Caixotes’ se reuniu, no final do mês de julho, com a secretaria de cultura do município, agentes culturais e representantes das escolas onde serão realizadas as primeiras oficinas do projeto.

O projeto ‘Caixotes da Memória’ é mais uma ação que recebe o selo do ‘Pontos de Cultura’, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Cultura Viva, executada em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura (Secult). A proposta deste ponto itinerante comandado pela ‘Oficina Alternativa’ é difundir histórias de nossos municípios através de um teatro inusitado que é o Teatro Lambe-lambe.

“Falta muito pouco para alavancarmos a primeira marcha, estamos finalizando os caixotes e seus mecanismos, os nossos figurinos estão recebendo os últimos arremates e os municípios já estão sendo contatados. O objetivo é que ao longo da execução do projeto todos os municípios do nosso estado sejam contemplados por nossa ação”, explica Marcelo Paz, coordenador do projeto.

Paz descreve o teatro lambe-lambe como uma forma de fazer teatro rudimentar, mas com muitas vantagens para ser vista e multiplicada. “Em nossas ações faremos oficinas com alunos de escolas municipais com o objetivo que eles sejam multiplicadores dos conhecimentos que eles irão adquirir com essas oficinas”, explica.

Após as oficinas e confecção dos caixotes, ocorrerão intervenções nas praças e feiras livres desses municípios, “dando à comunidade a oportunidade de conhecer toda a peculiaridade do patrimônio cultural, material e imaterial do sergipano”, acrescenta Marcelo. A previsão é que as atividades iniciam no mês de agosto no município de Tobias Barreto.

Pontos de Cultura

Os ‘Pontos de Cultura’ são iniciativas da sociedade civil que recebem recursos do Ministério da Cultura (Minc) e da Secretaria do Estado da Cultura (Secult) para potencializar suas ações. Em Sergipe, atualmente, 30 instituições são beneficiadas. A finalidade dos Pontos é fomentar a atividade cultural, aumentar a visibilidade das mais diversas iniciativas culturais e promover o intercâmbio entre diferentes segmentos da sociedade.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais