Há oito anos, a Praça São Francisco, no município de São Cristóvão, foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Nesta terça-feira, 1º de agosto, a população se reuniu no local para comemorar o título.
A praça foi fundada junto com a cidade, em 1607. No seu entorno, há construções também centenários. “O chancelamento é um reconhecimento internacional que a Unesco possibilita a partir de dez características. A praça, junto com seu conjunto está inserido em duas dessas: que são os traços urbanísticos e arquitetônicos e sua particularidade da época em que a Coroa ficava sob a égide de Portugal e Espanha”, explicou a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Katarina Aragão.
Para o prefeito Marcos Santana, esse é um momento de felicidade e reflexão. “A praça tem nos dado visibilidade, e não apenas para Sergipe e São Cristóvão, como para o Brasil. Então esse é um momento de alegria, mas também de refletir. Nós, o poder público, assim como a população precisamos cuidar da praça. Quando a gente se apropria desse título, acaba contribuindo para a perenidade dele”, disse o gestor.
De acordo com o historiador Thiago Fragata, a praça é o centro das atenções dos eventos, mas isso só é possível por causa da comunidade. “Quando a gente pensa em patrimônio, pensa na arquitetura. Mas o que é a arquitetura sem a vida de quem cuida, de quem preserva?”, refletiu.
Integrante do Caceteiras de Rindu, o são cristovense Elízio Pereira Dias, de 64 anos, não escondeu a felicidade em participar das comemorações. “Hoje é um dia de festa. A gente luta pelo amor da cidade”, diz. Desde os 21 anos, o idoso dança para fortalecer a cultura. “Todo ano eu danço e sempre vou dançar”, garantiu.
Durante todo esta terça, a Prefeitura de São Cristóvão promove atividades em comemoração ao aniversário da Praça São Francisco. Confira:
14h – Apresentação do grupo Renantique (Música Medieval & Renascentista).
– Solenidade da Academia Sancristovense de Letras e Artes (ASCLEA) – Posse de novos membros e homenagem ao Prefeito Marcos Santana e Mestre Passos.
Local: Museu de Arte Sacra de São Cristóvão
15h00 – local: Museu da Polícia Militar
– Exposição Traços e Retratos – Artista Gladston Barroso
17h – 10ª Mostra de Artes Visuais, com participação de Júlio Andrade (Banda The Baggios). Local: Museu Histórico de Sergipe.
Além disso, durante a tarde acontecerão visitas guiadas às igrejas e museus, com mobilização do Estado e Municípios e de 30/07 a 09/08, das 8h às 12h acontecerá a oficina: “Ações Didáticas no Museu”. Local: Museu Histórico de Sergipe.
por Jéssica França
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B