
Um dos principais polos das manifestações populares e berço da cultura do estado, São Cristóvão divulgou, nesta quinta-feira, 29, o Calendário Turístico e Cultural de 2026. Contendo todas as festividades da Cidade Mãe, o novo calendário chega com a intenção de programar as atividades da cidade, garantindo organização antecipada dos eventos, fortalecimento das tradições locais e maior incentivo ao turismo e à economia criativa, além de permitir que moradores e visitantes se planejem para vivenciar cada celebração.
Ao longo de todo o ano, de janeiro a dezembro, São Cristóvão será palco de uma série de eventos que impulsionam o turismo, valorizam as expressões culturais e movimentam a geração de emprego e renda no município. O lançamento do calendário traz destaque para os festejos tradicionais e de grande relevância, como o Carnaval, o São João, o Festival de Artes, além de celebrações religiosas marcantes, a exemplo da Romaria do Senhor dos Passos e da Procissão do Fogaréu.
“O calendário é fundamental porque ajuda os turistas a se programarem para visitar a nossa cidade, movimenta o trade turístico e contribui diretamente para a geração de emprego e renda para a nossa população. Queremos uma cidade cada vez mais acolhedora, preparada para receber bem, tanto os moradores quanto os visitantes e investidores” afirmou o prefeito Júlio Nascimento
Uma novidade no Calendário Turístico e Cultural de 2026 é a permanência do projeto Cidade Seresta e do Arrocha Edu, inseridos na programação da cidade em 2025, e que passam a integrar oficialmente o conjunto de eventos fixos do município. A consolidação dessas iniciativas reforça o compromisso com a valorização da cultura e fortalecimento do turismo, além de ampliar as opções de lazer para a população e atrair visitantes ao longo do ano.
De acordo com Paola Santana, presidenta da Fundação Municipal de Patrimônio e da Cultura (Fumpac), a cidade vive uma nova fase e está preparada para se consolidar como referência cultural, impulsionando o turismo durante todo o ano. “Os esforços realizados ampliaram a capacidade turística do município, com a reativação dos equipamentos culturais e a chegada de novos meios de hospedagem. Tudo isso desperta o interesse das pessoas em visitar a cidade e permanecer aqui”, destacou a presidenta.
Calendário Turístico e Cultural de São Cristóvão 2026
JANEIRO
06 – Festa de Reis
Celebração do aniversário de São Cristóvão:
24 e 25 – Festival da Fé
31 – Aniversário da Cidade na Enseada
26 – 100 anos do Cristo Redentor
FEVEREIRO
13 a 17 – Carnaval dos Carnavais
20 – Exposição do Senhor dos Passos – Casa das Culturas Populares
27 a 01/03 – Romaria do Senhor dos Passos
MARÇO
07 – Vitoriata
19 a 22 – São Cristóvão Criativa: Semana do Artesanato
21 – Arrocha Edu
29 – Festival de Teatro Infantil
ABRIL
02 – Procissão do Fogaréu
MAIO
01 – Cidade Seresta
30 – Virada Junina da Ilha Grande – Tradição do Samba de Coco
31 – Abertura dos Festejos Juninos e Exposição dos Santos Juninos – Casa das Culturas Populares
JUNHO
04 – Corpus Christi
19 e 20 – São João da Tradição no Centro Histórico
JULHO
17 e 18 – São João da Tradição no Eduardo Gomes
AGOSTO
01 – 16 anos de Chancela da Praça São Francisco
08 – Encontro de Capoeira
18 a 21 – Semana das Culturas Populares
SETEMBRO
19 e 20 – Festival do Camarão
28 a 30 – Jornada do Turismo de São Cristóvão
A definir – Primavera dos Museus – Atividade do IBRAM
OUTUBRO
24 – Dia da Sergipanidade
27 – Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual
NOVEMBRO
09 a 12 – Semana Municipal do Hip Hop
19 a 22 – 41º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC)
DEZEMBRO
18 – Cantata Natalina no Eduardo Gomes
19 – Cantata Natalina no Centro Histórico
Com informações da Prefeitura de São Cristóvão
