(Foto: Ilustrativa/ Portal Infonet) |
Até do dia 30 desse mês, o Presídio Regional Juiz Manoel Barboza de Souza (Premabas), abriu a exposição de trabalhos artesanais dos internos no Memorial de Tobias Barreto. O evento foi organizado pela Coordenadora de Educação do Premabas, Edilene César e a agente prisional, Maria Zukerlania Santos. Alunos de escolas públicas do município foram convidados para o evento e puderam ver de perto o trabalho dos internos e constatar que o presídio não é apenas um lugar para alojar presos, mas pode ser um lugar de ressocialização destes.
O projeto de ressocialização através do artesanato começou ainda na gestão do diretor Alexandre Almeida, que foi o idealizador. Junto aos agentes ele pôde colocar em prática esse projeto que tem sido abraçado pelos internos. Como gesto de gratidão, a equipe organizadora homenageou o ex-diretor no evento.
Hoje, o então diretor, José Raimundo, ao ver que o projeto tem tido resultados positivos dentro da unidade, tem dado continuidade ao trabalho. A agente prisional e também artesã, Maria Zukerlania Santos, falou de sua satisfação ao ver que o projeto tem caminhado com sucesso e tem ajudado na ressocialização dos internos.
"Para mim está sendo muito gratificante, pois além de agente prisional sou artesã, arte que encanta muitas pessoas e tenho prazer em fazer e de ensinar também. Vejo a satisfação dos internos em aprender. É ali onde escuto seus planos para uma futura liberdade. Satisfeita com os primeiros frutos, só me incentiva a continuar, claro com a colaboração da Direção e graças a Deus e ao Diretor Raimundo e o Vice Vanilson estão dando esse importante apoio. A exposição é uma amostra do que podemos fazer pelo próximo, pessoas que precisam de uma chance para um recomeço. E agradeço também ao ex-diretor Alexandre Almeida pelo grande impulso."
A agente prisional, também informou, que com os artesanatos produzidos os presos já estão começando a comercializar através de seus familiares e assim tendo retorno para a compra de mais materiais e consequentemente mais produção. A gestão atual da Secretária de Justiça e Direito ao Consumidor, Sejuc, acredita na importância do desenvolvimento de projetos de ressocialização dentro das unidades prisionais, por isso apóia esses trabalhos para que se multipliquem cada vez mais em todas as unidades.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B