Procissão fluvial de São Pedro acontece no domingo, 3

Evento acontece no Povoado Crasto em Santa Luzia do Itanhy (Foto: Santa Luzia do Itanhy)

A comunidade católica, do povoado Crasto (um lugarejo pacato, mas com pescadores, que fazem da pesca artesanal um sacerdócio), localizado no município de Santa Luzia do Itanhy, 76 Km de Aracaju, na região sul sergipana, há anos vem mantendo a tradição religiosa da Festa de São Pedro. O santo é homenageado nessa comunidade formada por pescadores com celebração eucarística, quermesse, salva de fogos de artifícios, louvores e procissão pelas ruas da comunidade.

Este ano, de acordo com pároco do município, o jovem padre Diego Ávila, o tema da festa é “Misericordiosos como o Pai” (cf. Lc 6,36). A missa será presidida por ele mesmo, na capela do Senhor do Bomfim, que é o padroeiro do povoado. São Pedro, é o có-padroeiro do Crasto.

A missa e a procissão fluvial, acontecerão neste domingo, 03, a partir das 16h00, acompanhadas pela Pastoral da Criança, Terço das Crianças, Grupo Teatro Toque de Deus, Movimento da Mãe rainha, Legião de Maria Adultos, Apostolado da Oração, Pastoral da Terceira Idade, Pastoral da Família e outros movimentos religiosos.

Depois da missa, os fiéis, juntos com o padre Diego, conduzirão  a imagem de São Pedro Pescador, até às margens da maré, que será conduzida por um barco até o povoado Terra Caída, município de Indiaroba. Chegando lá, o padre fará um ato litúrgico dentro da capela do referido povoado e depois retornarão ao Crasto.

Essa tradição religiosa acontece há anos. Os moradores ficam na expectativa dessa festa, que vem sendo passada de geração a geração.

O barco que conduz a imagem de São Pedro é completamente enfeitado com bandeirinhas coloridas. Durante todo percusso, um pescador vai soltando folguetes para o alto, avisando que a imagem vai saindo do Crasto, e quando chega perto de Terra Caída, ele volta a soltar folguetes, para que os moradores desse povoado de Indiaroba, se aproximem da beira da maré para receberem o padroeiro dos pescadores.

A prefeitura disponibilizará a Banda Marcial Professor Jailton Santana, regida pelo maestro Gilmar Correia, para abrilhantar a procissão.

Programação
30/06 – 19h00 – Seminarista Elessandro, Paróquia Senhor do Bomfim (Estância)
01/07 – Pe. Edvaldo – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Estância)
02/07 – Seminarista Ueliton – Paróquia Santa Luzia
03/07 – Festa de São Pedro
16h00 – Procissão Fluvial
Encerramento com a Santa Missa

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMSLI

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais