|
Roa de Leitura foi em homenagem aos professores (Fotos: Portal Infonet) |
Cinco escritores sergipanos foram homenageados nesta quarta-feira, 15, na Roda de Leitura no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória. Com a temática “Mestres Escritores: Presentes de Outubro", a homenagem foi aos escritores Jeová Silva Santana, Maria Lúcia Dal Farra, Severo D'Acelino e Francisco Dantas.
A coordenadora das Rodas de Leitura, Roseneide Santana, destacou como foi à escolha dos nomes dos homenageados. “Escolhemos cinco escritores sergipanos. Tomamos como seleção para que todos fossem professores e pelo fato de que todos aniversariam em outubro. Dentre os nomes, somente o Francisco Dantas é romancista, todos os outros são poetas. Esse é um momento simples de selecionar os textos e fazer a formação de novos leitores”, informa.
Pela primeira vez no encontro, o estudante Victor Alexandre da Silva Santos era só entusiasmo. “É a primeira vez que participo e como vou fazer o Enem este ano, a minha professora me convidou a vir assistir para auxiliar na interpretação de texto na prova do Enem. Estou gostando porque é uma nova visão e aqui vou ter a oportunidade de conhecer os escritores sergipanos e as suas obras”, afirma.
Homenagem
|
Roseneide Santana é a coordenadora da Roda de Leitura |
Um dos homenageados na Roda de Leitura foi o professor e escritor sergipano natural de Maruim, Jeová Silva Santana que falou um pouco sobre seus trabalhos no meio literário.
“Na minha infância eu gostava de fazer paródia de música. Nos anos 90 já estava fazendo poesia e houve um concurso de conto na Secretaria de Cultura e eu tive a ideia de fazer dois contos e foram vencedores. Depois disso, publiquei três livros de conto, “Dentro da Casca” em 93, a “Ossatura” em 2002 e o “Inventário de Ranhuras” em 2006. Mas o engraçado é que quem ia aos lançamentos e me via falava do poeta e só agora em 2011, aos 50 anos eu pude publicar o primeiro poema de contos “Poemas Passageiros’ que foi editado pela Universidade Estadual de Alagoas”, conta.
Jeová Santana ainda fez questão de agradecer pelo convite recebido. “A roda é um espaço significativo, pois numa época em que tem mil e uma forma de leitura e essa leitura que a literatura provoca é singular, requer o tempo que está na contramão do que estamos vivendo porque estamos sem tempo para nada e a literatura te obrigada a parar, principalmente a poesia. Fico feliz e honrado pelo convite de Roseneide e sempre digo que o professor é o grande auxiliar do escritor”.
15 de outubro: Dia do Professor
|
||
Jeová Santana fez questão de agradecer convite
|
Roseneide Santana ainda aproveitou a oportunidade para falar sobre o dia do professor comemorado neste dia 15 de outubro. “A gente acha que é um dia para se pensar um pouco porque o professor é um profissional do cotidiano, pois nem todo dia você precisa de um médico, advogado e um engenheiro, mas diuturnamente você está com o professor e até as crianças ficam mais tempo com os professores na semana do que com os pais. Então é um momento de alegria para mostrar que o professor é essa figura que está a nossa disposição para nos dar ensinamento e proporcionar o saber".
Rodas de Leitura
A Roda de Leitura é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), que tem como objetivo principal incentivar a formação de novos leitores.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B