![]() |
A reunião aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dória (Foto: Pritty Reis) |
Representantes de diversos municípios do Estado se reuniram nesta quinta-feira, 13 de julho, para mais uma reunião do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Sergipe. O encontro, organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), trouxe para pauta a implantação, nos municípios, do Programa “Criança Feliz”, idealizado pelo Governo Federal para atender pais e crianças na primeira infância.
Na abertura da reunião, o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, saudou os presentes e falou sobre a importância das instituições se unirem. “O alinhamento das ações e parcerias entre as secretaria municipais e a Secult é fundamental para o fortalecimento da cultura no Estado. Esta é a verdadeira importância do Fórum e das reuniões que realizamos. Por isso, desejo a todos e a todas uma excelente reunião”, afirmou.
O Criança Feliz foi apresentado aos gestores pela diretora da Biblioteca Infantil, Cláudia Stocker, que é a representante da Secult no Comitê Estadual do Programa, ao lado de integrantes das pastas de Inclusão, Educação, Saúde e Justiça. “Desde o ano passado o Criança Feliz vem sendo implantado. Aqui em Sergipe já realizamos dois seminários estaduais para capacitar os 62 municípios que aderiram ao programa, e área da cultura tem uma parcela muito significativa nesse processo”, ressaltou.
“Nós dos municípios precisamos estar sempre trocando informações, porque muitos dos problemas que enfrentamos são semelhantes. Então, é muito importante que estejamos discutindo esta questão da implantação do Programa Criança Feliz, que envolve vários setores, assim como outras questões relevantes como os sistemas municipais de cultura e o plano plurianual das secretarias”, enfatizou o secretário Municipal de Cultura de São Cristóvão, Gaspeu Fontes.
Na ocasião, o superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, também falou sobre o direcionamento do Fórum Nacional. “Em agosto será realiza uma reunião com os fóruns municipais e estaduais em Brasília, e queremos que todos participem, pois, independentemente de quem esteja à frente do Governo Federal, o que interessa para o Fórum, é ter um Ministério da Cultura forte, atuante, e que invista em políticas culturais para o nosso país”, orientou.
Durante a reunião, os gestores também tiveram a oportunidade de ouvir a consultora do SEBRAE, Virgínia Lúcia, que falou sobre as ações culturais e os editais que a instituição disponibiliza. A reunião aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), em Aracaju.
Fonte: Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B