![]() |
Documentário sobre Wilson está sendo filmado em Maruim (Foto: Arquivo Pessoal) |
A segunda edição do ‘Cinema Para Todos’, uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai homenagear o cineasta sergipano Wilson Nunes da Silva. O projeto tem por objetivo desenvolver, difundir, apoiar novas produções, formar público para o setor do audiovisual sergipano e estimular as novas gerações de técnicos e artistas da área.
Isaac Galvão, diretor do Centro de Criatividade e um dos coordenadores do projeto, conta que a idéia de homenagear Wilson partiu de uma conversa com o então secretário da Cultura do município de Maruim. “Nós percebemos que pouca gente conhecia o trabalho dele e decidimos que seria interessante fazer esse trabalho de divulgação de sua obra”, explica Isaac.
Para a homenagem, já está sendo filmado um documentário em Maruim, palco não só do nascimento do cineasta, como também de um de seus filmes de maior destaque, ‘Nordeste Sangrento’, de 1962, que contou com a participação de grandes atores brasileiros, como Paulo Goulart, e vários figurantes da própria cidade.
A produção do documentário, fruto de uma parceria entre Secult e Prefeitura de Maruim, pretende, além de fazer um histórico da obra de Wilson, colher depoimentos de parentes do homenageado e de moradores que tenham atuado no filme, ou apenas presenciado as gravações.
Para Graziele Ferreira, coordenadora do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, é muito importante trazer à tona os grandes nomes do audiovisual sergipano através destas homenagens. “A nossa cinematografia é muito pouco conhecida, por isso é de fundamental importância fortalecer os nossos nomes”, reforça Graziele.
Sobre o cineasta
Wilson Silva é natural de Maruim, e teve suas primeiras experiências cinematográficas aqui no Estado. Em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi lá onde atingiu o ápice da sua carreira. Fundou sua própria empresa em 1958, a Wilson Silva Produções Cinematográficas. Durante a sua carreira, produziu documentários, dramas, comédias e filmes eróticos. Se estivesse vivo, completaria 80 anos em 2012.
Sobre o projeto
Em 2012, o ‘Cinema Para Todos’ chega à segunda edição. A primeira, realizada em 2011, homenageou o ator sergipano Orlando Vieira. Debates, mostra de filmes e oficinas compõem a programação do projeto, que contempla ainda a segunda edição do Edital de Apoio a Obras Audiovisuais, que premiará cinco projetos de curtas-metragens sergipanos.
Fonte: Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B