Proler fecha o ano com poesia de Carlos Ayres Britto

(Foto: Divulgação)

O Comitê Sergipano do PROLER (FBN), realizará na Biblioteca Epifânio Dória a última Roda de Leitura do ano. O evento será no dia 18 às 9h e terá como enfoque a poesia de Carlos Ayres Britto. A entrada é franca e os professores podem fazer reserva de vagas para os seus alunos pelos telefones 3179-1907 e 3179-1935.

De acordo com a professora, Maria Roseneide Santana,as Rodas de leitura integram hoje uma das principais atividades do PROLER (Programa criado por decreto em 1992, da Fundação Biblioteca nacional, e atuante em Sergipe, através do Comitê Sergipano, com Convênio assinado e sempre renovado pela Secult-SE, desde meados da década de 1990). Em 2008, começaram com o nome de Círculos de leitura e, agora, como “Rodas” já vão para o seu quinto ano de existência em 2013.

"O trabalho tem se mostrado consistente naquilo que há de mais caro e essencial ao Programa: o incentivo à leitura através da mediação. Os mediadores da Roda que acontece a cada primeira terça do mês – o renomado escritor Antonio Carlos Viana e a professora Maruze Reis (Semed-SE) – fazem a seleção dos textos e autores, normalmente de contos, crônicas e poesias. O material selecionado é impresso e distribuído aos participantes. Após a leitura de cada texto, há um momento para a discussão e participação de todos", explica a professora.

Criação

Nos mesmos moldes e com as mesmas intenções, foi criada pela escritora Gizelda Morais, em fevereiro de 2011, a Roda: Literatura em Sergipe, com objetivo de contemplar a leitura da produção literária no/do Estado. Esta Roda acontece na terceira terça do mês, e como a primeira Roda, sempre às 9 horas da manhã, no auditório da Epifânio Dória. Nos últimos 22 meses, foram lidos textos de Santo Souza, Jackson da Silva Lima, Wagner Ribeiro, Carmelita P. Fontes, Núbia Marques, Cleomar Brandi, Mário Jorge, Gizelda Morais, João Firmino, Manoel d’Almeida Filho, Jeová Santana, Jozailto Lima, Alberto Carvalho, Célio Nunes, Ronaldson, Araripe Coutinho, Hunald Alencar, Maria Lúcia dal Farra. Atendendo  a pedidos, também fizemos uma Roda de Leitura no Museu Palácio Olímpio Campos: a poesia e crônicas de Manoel Cabral Machado e participamos, em Nossa Senhora da Glória, com o grupo Sertão na Arte, da Roda sobre Alina Paim e Antonio Carlos Viana.

Com informações do Proler                                                     

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais