Quadrilheiros ainda aguardam ajuda de custo da PMA

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

Cerca de 20 quadrilhas que se apresentaram em vários locais de Sergipe no São João de 2015 estão aguardando o pagamento de uma ajuda de custo desde o mês junho, por parte da Prefeitura de Aracaju. O valor, que é um acordo extraoficial entre as quadrilhas e a gestão municipal, seria usado para contribuir com os custos referentes à produção, cenário e viagens das quadrilhas no período junino. 

De acordo com Célio Torres, presidente da Liga de Quadrilhas Juninas, a situação nunca se arrastou por tantos meses e, segundo ele, alguns quadrilheiros acumulam dívidas por terem arcado do próprio bolso com os custos do período. “Cada quadrilha gasta em torno de R$60 mil se considerarmos todos os custos. Então qualquer contribuição é bem-vinda, ainda mais sabendo que é uma cultura do nosso estado. Os quadrilheiros estão tirando do próprio salário para arcar os débitos ainda do período junino. Se pagam quantias absurdas por cantores de outros locais, eles recebem a grana e caem fora, enquanto nossos quadrilheiros que injetam todos os recursos novamente dentro do estado estão nessa situação”, diz Célio.

Célio lamenta que falta de apoio diminui cultura das quadrilhas (Foto: Portal Infonet)

Célio lamenta também que a cultura das quadrilhas em Sergipe tem diminuído ano a ano. Segundo ele, 12 quadrilhas deixaram de existir do ano passado para cá. “O espaço para as quadrilhas tem ficado menor. Sem o apoio dos órgãos e gestões municipais e estaduais, não tem como seguir em frente. Não queremos que banquem as quadrilhas, mas que apóiem”, enfatiza.

Prefeitura de Aracaju

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) explicou que a situação está na Procuradoria Geral do Município (PGM) dependendo da tramitação legal que envolve as certidões da Liga das Quadrilhas. Célio rebate afirmando que tudo que foi pedido pelo município foi entregue e na legalidade. Representantes da Liga e das quadrilhas irão nesta quarta-feira, 4, às 10h, na sede da PGM tentar resolver a situação.

A Secom acrescentou ainda que o pagamento pelas apresentações das quadrilhas no Forró Caju 2015 e na Rua São João aconteceram normalmente, além do valor em premiação.

Por Ícaro Novaes e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais