Qualquer governo se beneficia da Cultura, diz secretário

"Essa pasta é a parte boa de qualquer gestão, porque beneficia seus gestores", diz Irineu Fontes

Nesta quinta-feira, 15, foi iniciada uma série de reuniões para discutir o Plano Estadual de Cultura. O plano definirá estratégias, metas e ações culturais para os próximos dez anos. As reuniões são promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Na ocasião, o secretário da Cultura, Irineu Fontes, disse que qualquer governo se beneficia das ações da Cultura.

“O plano vai possibilitar um planejamento em longo prazo, que irá guiar os próximos dez anos, independente da gestão política que estiver à frente da Cultura. Essa pasta é a parte boa de qualquer gestão, porque beneficia seus gestores”, afirma.

As reuniões têm como objetivo estimular a participação popular na gestão cultural e agilizar o debate do plano. A Minuta já está disponível no site da Secult. O público também pode dar opiniões e sugestões para que estas sejam discutidas em reuniões públicas.

Fotógrafa diz que editais são democráticos

A fotógrafa e organizadora da comissão do Fórum de artes Visuais, Melissa Warwick, ressalta a importância de editais de cultura como uma forma democrática de investimento. “Já participei de uma mostra, depois que sugeri um edital de ocupação. A partir da sugestão, o edital foi acatado pela Secult e seis projetos foram contemplados com R$ 5 mil cada. Essa iniciativa é democrática porque o valor investido retorna como cultura, ocupando espaços públicos, como a galeria J. Inácio, e mostrando o trabalho para a população”, diz a fotógrafa.

Clique aqui e confira o calendário das reuniões.

Por Jéssica França

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais