Realizada mais uma edição do Calçadão Popular

Deputada Ana Lúcia durante evento no Calçadão (Foto: Divulgação assessoria)

"Todo artista deve ir onde o povo está’, com o verso de bailes da vida do brilhante Milton Nascimento, a Cigari (CIA de Artes Integradas), abriu a esquete “Cartola na Cabeça do Palhaço” cantou o mestre Cartola com muito humor e encantou a todos e todas que passavam pelo Calçadão da João Pessoa com rua Geru, na tarde desta quinta-feira, 26.

O Calçadão Popular com o tema ‘Cultura um direito de todos’ foi uma iniciativa dos mandatos da deputada estadual Ana Lúcia (PT) e do vereador Iran Barbosa(PT). Ambos priorizam em seus respectivos mandatos a discussão sobre a acessibilidade a arte e aos bens culturais, como prevê a constituição, assim como a valorização dos artistas.

Para a educadora a arte precisa ocupar todos os espaços públicos, é preciso ter o hábito de ir ao cinema, mas quase não se tem salas de projeção, é preciso ter o hábito da leitura, mas não se tem metodologia nas escolas públicas para tornar a leitura atraente aos estudantes.

“A gente precisa para consolidar a nossa identidade enquanto sergipanos valorizar a nossa cultura, é pela cultura que nós vamos libertar o nosso povo, é por isso que nós temos que priorizar e exigir políticas públicas para a cultura. Nesse sentido nós precisamos de todas essas manifestações nas nossas escolas”, reforçou a deputada.

Os palhaços nos malabares mostraram habilidade e irreverência, e extraíram boas gargalhadas daqueles que passavam pelo centro. Tiê, um dos palhaços, ressaltou a importância de um Calçadão Popular para dar voz aos artistas, acrescentou que a arte circense passa por um processo de pouca valorização, acrescentou dizendo “circo também é arte”.

O grupo de reisado, Vivart, composto por adultos e idosos do bairro Santa Maria, mostraram que energia tem de sobra, e contagiaram os populares para dançar no meio da roda.

Para Cecília Santos, há 4 anos no grupo, é realizador está envolvida com o grupo, “ é um imenso prazer pois é aqui que eu me divirto, faço amizades, e esqueço todos os aborrecimentos do dia-a-dia”.

A atividade ainda contou com os grupos Mafuá e Cia Dançart, com o grupo de projeção folclórica do Sesc e com o grupo de crianças na Perna de Pau do Bairro Santa Maria.“Esse grupo através da arte se comunica e transforma todos nós, trazendo o belo para a rua”, declarou Ana sobre o Mafuá e o Cia Dançart.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais