O evento foi aberto por Carlos Roberto Britto, presidente do Conselho Gestor da Rede Sergipe de Cultura. A rede reúne várias entidades públicas e privadas, a exemplo da Ecos (Entidades Culturais Organizadas de Sergipe), Fapese, Fundação de Cultura e Arte de Aracaju (Funcaju), InfoNet, Sebrae, Sesc, Sociedade Semear e Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Além da promoção de palestras e oficinas, um dos elementos mais fortes da Rede será o site contendo informações sobre a cultura de Sergipe. E todos os municípios são parceiros na alimentação desse grande bando de dados”, comentou Britto. O presidente da Ecos, Isac Galvão, disse que existe uma distância cultural em Sergipe que precisa ser diminuída e isso também é uma responsabilidade dos gestores municipais. Já a presidente da Funcaju, Karlene Sampaio, acredita que a Rede Sergipe de Cultura é um instrumento fundamental no processo de socialização do que hoje é produzido no Estado. O site também trará uma seção de estudos e pesquisas sobre a cultura sergipana, endereços e contatos de espaços como casas de shows, galerias de arte e escolas de dança e música. Cursos, oficinas, datas comemorativas, legislação e editais serão divulgados. ELOGIO – Antes de falar sobre o Sistema Nacional de Cultura, a representante do Ministério da Cultura, Taciana Portela, disse que Sergipe saiu na frente de outros Estados do Nordeste com a implantação da Rede de Cultura. “É um grande sonho nosso que as ações regionais sejam potencializadas. Estão de parabéns todas as instituições envolvidas na Rede”, elogiou. INVESTIMENTO – O superintendente do Banco do Nordeste em Sergipe, Saumíneo Nascimento, esteve no Seminário de ontem e falou sobre os investimentos em cultura que o banco tem feito. Até a segunda quinzena de outubro será lançado o segundo edital do ano do “Projetos Culturais do Banco do Nordeste”. No primeiro edital, no início deste ano, concorreram em todo o Brasil 2.248 projetos nas áreas de artes visuais, cênicas, música e literatura. Do total, apenas 337 não preencheram os requisitos básicos. Foram distribuídos mais de R$ 2 milhões para financiar os projetos aprovados. Em Sergipe foram inscritos 69 projetos. Sete foram aprovados. Receberam financiamento do Banco do Nordeste trabalhos na área de fotografia e pintura, uma quadrilha junina de Tobias Barreto, um projeto de literatura de cordel e de concertos em escolas de São Cristóvão. Por Janaina Cruz Da redação do Portal InfoNetMais de 40 municípios de Sergipe enviaram representantes para o Seminário Cultura em Rede, que foi realizado na tarde de ontem, na Fapese, em Aracaju. Uma das boas notícias apresentadas no encontro é que será lançado um site que reunirá informações sobre a cultura sergipana, abastecido por todos os municípios. A InfoNet é parceira do projeto.
O SITE – Previsto para ser lançado em dezembro, o site da Rede Sergipe de Cultura vai reunir todas as informações sobre o tema. Na seção cadastro de produção local, o artista ou grupo poderá disponibilizar seu perfil e contatos na internet. Na agenda cultural haverá a programação dos municípios.
Para Taciana não se pode falar em desenvolvimento regional sem falar de cultura e este é um dos objetivos do Sistema Nacional. Ela mostrou também um vídeo do ministro Gilberto Gil, que lembrou da necessidade de articulação de todas as instituições para racionalização da visão sobre a cultura. Taciana Portela parabenizou iniciativa de Sergipe
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B